terça-feira, 23 de março de 2010

"Testemunho"

Testemunho
de Anita Shreve
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 288
Editor: Porto Editora
Idioma: Português

Sinopse:
Uma pequena cassete de vídeo chega às mãos do director da conceituada Academia de Avery - uma catástrofe de proporções que ninguém será capaz de prever. Mais chocante do que os actos sexuais nela gravados é o facto de terem sido protagonizados por três rapazes com idades compreendidas entre os dezoito e os dezanove anos e uma rapariga de apenas catorze.
Qual caixa de Pandora, a gravação desencadeia uma tempestade de vergonha e recriminação que se abate sobre a pequena comunidade, revelando uma intrincada teia de segredos e mentiras. Homens e mulheres, adolescentes e adultos envolvidos no escândalo tentam decifrar os acontecimentos daquela noite e os seus efeitos. Mike Bordwin, o director, quer a todo o custo conter o escândalo e salvaguardar a reputação da escola; Silas Quinney, um popular aluno, sofre as consequências dos seus actos, enquanto Anna, a mãe, enfrenta as suas próprias faltas; e Sienna, uma jovem enigmática e perturbada, não olha a meios para esconder o seu passado.
As imagens reveladas suscitam mais perguntas do que respostas. Como foi possível tal comportamento no seio de um ambiente tão selecto? Quem é culpado e quem é inocente? Podem as consequências de um acto imprudente ser travadas ou o futuro de todos os envolvidos será irremediavelmente destruído?

À medida que o coro de vozes se levanta, revela-se a surpreendente verdade sobre os acontecimentos daquela noite, e as vidas de todos os envolvidos serão transformadas para sempre.

Páginas do Livro

Autora:
Natural do Massachusetts, onde ainda hoje reside, Anita Shreve graduou-se na Tufts University, foi professora e acabou por enveredar pelo jornalismo após uma das suas histórias ter ganho o O. Henry Prize, em 1975, escrevendo então artigos para revistas como a Quest, Us e Newsweek. Mais tarde, publicou dois livros de não-ficção a partir de artigos publicados na The New York Times Magazine. Em 1989 abandonou o jornalismo e dedicou-se apenas à literatura, alcançando um grande sucesso internacional – as suas obras venderam já mais de 7 milhões de exemplares em todo o mundo. Em 1998, recebeu o PEN/L.L. Winship Award e The New England Book Award para ficção.

Opinião:
Um livro que me prendeu completamente...
Anita Shreve é uma das minhas autoras preferidas e já tinha saudades de ler uma obra sua. O meu livro de eleição continua a ser, sem sobra de dúvida, "A Praia do Destino", mas o "Testemunho" também vai ficar registado pela positiva.
Acredito que este livro vai sensibilizar em especial os leitores que tem filhos adolescentes, pelo tema e por todas as questões que são abordadas e relatadas ao longo do livro.
O Livro é composto por relatos, cada capitulo é destinado ao relato de uma pessoa que directa ou indirectamente, esteve envolvida no escândalo.
Muitas vezes nem temos noção que um acto desta natureza, pode alterar por completo a vida quotidiana de uma cidade, de uma escola e de todos os envolvidos.

booktrailer do livro
video

Obras da autora e a minha opinião:
Luz de Neve
A Praia do Destino - Um dos meus livros preferidos
Casamento em Dezembro
Casa na Praia
Tudo o que ele sempre quis

Leitura terminada a 23/03/2010
Classificação: 5/7 Muito Bom

3 comentários:

  1. Venho aqui regularmente. Não são os livros nem os autores que eu leio mas por isso mesmo fico a saber alguma coisa sobre outros livros. Ler para mim é um vício e só lamento não poder fazer quase só isso.
    Os últimos livros que li ( também tenho uma meta de 3 por mês - às vezes mais se são mais pequenos, outras vezes menos) : "Os jardins de Luz " de Amin Maalouf ( de quem leio tudo o que se publica); "Humanidade" de fernando Nobre ; " O Físico" de Noah Gordon.
    Sobre alguns deixo um comentário no blog em que colaboro : www.marquesices.blogspot.com
    Abraço e boa leitura

    ResponderEliminar
  2. Olá!!!

    Com o teu comentário fiquei cheia de vontade de ler este livro!
    Adorei "A Praia do Destino"!

    Já leste "A Mulher do Piloto"? Foi o 1º livro que li dela...Muito Bom!!!

    Beijinhos!!!!

    ResponderEliminar
  3. Boa noite.

    Gostaria de lhe pedir se poderia divulgar o meu livro, Mistério em Connellsville e, eventualmente, fazer uma crítica.

    Fico a aguardar resposta em www.misterioemconnellsville.blogspot.com

    Obrigada.

    ResponderEliminar