sexta-feira, 3 de abril de 2009

"Casamento em dezembro"


Um casamento reúne um grupo de velhos amigos num reencontro que mudará as suas vidas para sempre.


“Casamento em Dezembro é o mais comovente e ambicioso romance de Anita Shreve. Uma incursão na motivação e anseios humanos, escrita com a elegância e a perícia que fazem da autora "uma das melhores romancistas do nosso tempo", nas palavras do Boston Herald.

A obra Casamento em Dezembro é muito interessante na medida em que reflecte os anseios e a melancolia próprios da condição humana. Apresenta algumas reflexões sobre o que é o casamento, quais os seus benefícios, mas também os seus aspectos negativos. Anita Shreve dá-nos uma ideia de que há sempre lugar a segundas oportunidades para podermos ser felizes. Devo admitir que isto é algo com que eu concordo, pois quando falhamos uma vez em ser felizes com alguém, pode sempre surgir uma nova oportunidade para o conseguirmos ser.
A autora aborda também a melancolia com que, após atingirmos uma idade mais madura, olhamos para os tempos de juventude e desejamos termos feito isto ou aquilo. Devo confessar que toda a ideia de um reencontro, após 20 anos, de amigos de juventude que seguiram com as suas vidas me fascina, pois parece-me que se dá uma nova oportunidade ao esclarecimento de qualquer tipo de desentendimento ou à declaração de sentimentos que se reacendem, em suma, dá-se uma nova oportunidade à vida, só que com mais calma e discernimento.


Aconselho a leitura, porque a escrita apresentada pela autora prima pela harmonia, imaginação e elegância. Para além disto, a narrativa é extremamente cativante, apresentando uma descrição fabulosa das emoções vividas pelas personagens.
O facto de a narrativa ser deixada em aberto leva que a imaginação do leitor possa divagar relativamente aos destinos das personagens.


Boa Leitura!

Sem comentários:

Enviar um comentário