sexta-feira, 11 de setembro de 2009

"A Lua de Joana"

A Lua de Joana de Maria Teresa Maia Gonzalez
Edição/reimpressão: 2001
Editor: Verbo
Páginas: 156


Sinopse Ao lermos A Lua de Joana, não podemos deixar de pensar na forma como, muitas vezes, relegamos para segundo plano aquilo que é realmente importante na vida.

Porque este livro nos alerta para a importância de estarmos atentos a nós a ao outro. E de sermos capazes de, em conjunto, percorrer um caminho que conduza a uma vida plena…

Resumo
O livro "A Lua de Joana" desenrola-se à volta de três nomes principais:

. A Joana - É uma jovem da alta sociedade, que vive com os pais, irmão e avó. Passa grande parte do tempo na sua lua que lhe foi oferecida no seu aniversário. Os pais estão demasiado ocupados com as suas próprias vidas, os seus trabalhos e relegam para segundo plano as necessidades dos filhos. Joana tem um irmão, a quem chama Pré-histórico e posteriormente de traumatizado. A avó Ju é a única que se preocupa com ela. Segundo Joana, é de resto a pessoa mais ponderada na casa. Joana perdeu a sua melhor amiga, a Marta e irá acabar por perder também a sua avó. As duas pessoas de quem mais gosta.

. A Marta - É uma jovem, que não aparecendo directamente no livro, faz parte integral da história, pois todas as cartas escritas por Joana, estão dirigidas a "Querida Marta". A Marta envolveu-se com um grupo de amigos "punks" e acabou por morreu de overdose.

. O Diogo - É um jovem rebelde, devido à morte estúpida da sua irmã. Joana faz várias tentativas para se aproximar dele, pois ele é a sua paixão desde menina, mas todas em vão. Diogo sabe bem os perigos da droga, no entanto acha que é forte, que consegue controlar o seu corpo e que não irá ficar viciado.

Frase que registei
“Percebi que os sorrisos servem para uma data de coisas, como por exemplo para tapar buracos que aparecem quando o mar das palavras se transforma em deserto” pág.31

Opinião
Este livro pode ser considerado uma espécie de diário, porque Joana escreve cartas para uma amiga que já faleceu. É interessante ver o desenrolar da vida desta personagem, como ela se transforma ao longo dos dias e dos anos. Apesar de tudo, este livro mostra-nos a realidade dos dias de hoje.

Este livro age também como alerta aos pais desatentos, ora os de Joana sentiam nela uma pessoa adulta responsável, logo pensavam que não tinham que se preocupar com ela digamos que também não eram propriamente presentes, o seu pai é um médico prestigiado, passa a vida fora em reuniões, visitas ao domicílio e raramente está presente no seu dia-a-dia ou em casa, já a sua mãe é dona de um pronto-a-vestir, preocupada com seu outro filho, irmão de Joana, cuja relação era um tanto ou quanto crítica, pelos trajes e visual que habitualmente usava, pela decoração do quarto, que estava sempre num caos.

Há um pormenor que não queria deixar de descrever, no meio do quarto de Joana há uma lua suspensa do tecto por uma corrente, um baloiço imaginado construído só para Joana quando quer pensar coloca o baloiço em posição de quarto crescente, e quando esta triste roda-o para quarto minguante e ali se senta até que a tristeza lhe passe.
Não deixe de o ler!

Leitura terminada a 04/09/2009

7 comentários:

  1. já li este livro . . . e sem duvida que é um livro muito bom , ensina'nos muitas coisas, quanto mais lemos mais queremos ler, ver o que fim do livro, é uma história cativante sem duvida

    :DD

    BjoO

    ResponderEliminar
  2. Olá Marta!

    Este livro foi o mais marcante da minha adolescência. Lembro de o ler numa altura em que tinha uma amiga cujo irmão lidava com problema da toxidependência. Daí o livro me ter tocado bastante.

    Bjokinhas***

    ResponderEliminar
  3. Nossa, fiquei louca de vontade de ler!!! :)

    Boa sexta!

    beijokas!

    ResponderEliminar
  4. Eu diria que foi este o livre que fez com que nascesse em mim uma fome insaciavel de querer ler...:D
    é um belo livro... é uma liçao.

    Do mesmo tema aconselho tb a ler o livro '1 dose de droga 1 grama de esperança' de Daniel Oliveira, ainda não o li todo, mas pelo que li é muito bom e a história é veridica!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Eu queroo!
    Beeijo e bom final de semana!
    =)

    ResponderEliminar
  6. Eu não gostei muito desse livro,não sou muito de histórias tão tristes. No entanto, marcou muitas das minhas amigas...

    ResponderEliminar
  7. Ola

    Mais uma vez obrigado, pelas vossas opiniões.
    Continuação de Boas Leituras

    ResponderEliminar