segunda-feira, 10 de maio de 2010

"Vidas Separadas"

"Vidas Separadas"
Autor: Helena Magalhães
Ano de edição: 2009
Editora: Cultura & Saberes
Encadernação: Capa mole

Sinopse:
Cristina é uma psicóloga que, juntamente com dois médicos e uma amiga ligada à acção social, abrem um centro educativo, a «Casa dos Arcos» por onde passam histórias de vida ligadas a esquizofrenia, violência, abandono, violação, entre outras… No entanto, Cristina também vive a sua própria história de vida ao ser abandonada pela mãe, e descobrindo mais tarde a razão… Em «Vidas Separadas», o leitor vai descobrindo histórias de amor que se cruzam, tendo um final inesperado.

Autora:
Helena Magalhães é natural de Godim, Peso da Régua, concluiu o terceiro ano do curso superior de Animação e Orientação pela Arte no Porto. De seguida, fez vários estágios de aperfeiçoamento com grupos de risco, nomeadamente alcoólicos, crianças abandonadas, paralisia cerebral, idosos, esquizofrenia, prostituição, entre outros. Posteriormente, frequentou um curso intensivo de alemão e um outro de pintura na cidade de Erlanger, Alemanha.
No regresso a Portugal, leccionou aulas de E.V.T. e Educação Visual em algumas escolas do distrito do Porto, Viseu e Vila Real. Trabalhou como Animadora Cultural em Instituições de Solidariedade Social, em especial no Patronato Padre Alberto Teixeira de Carvalho, em Godim, Peso da Régua.
Ao mesmo tempo, escreveu várias crónicas no jornal semanal «O Arrais». O gosto pela literatura e pelos livros de uma forma em geral levou-a a ingressar num Curso Técnico de Biblioteca, Arquivo e Documentação.
Fez várias acções de formação relacionadas com a hora do conto. É mediadora de leitura, fazendo horas de conto em várias bibliotecas. Actualmente é responsável pela biblioteca do Colégio Sete Fontes, em Braga. Editou o seu primeiro livro infantil «A Cidade de Vidro».

Opinião:
Descobri este livro e autora na feira do livro de Pombal e adquiri-o por impulso. No Domingo na feira do livro, tive o prazer de conhecer a autora quando apresentou o seu novo livro infantil e adorei a presença dela e a sua maneira de estar.
Ontem peguei no livro para dar uma olhadela e só consegui terminar na ultima página. Fiquei completamente apaixonada pelo Concelho de Almeida. Neste livro as descrições deste concelho são magnificas. Deixo aqui algumas imagens deste local, que me parece encantador.



Claro que este livro não é uma biografia deste concelho, as histórias de vida nele relatadas, são descritas com muito sentimento e colocam o leitor a reflectir sobre cada história. Também temos a história de amor entre Cristina e Francisco.
Um livro que se lê muito bem. Uma leitura leve e que nos proporciona conhecer melhor uma zona do nosso pequenino País.

Leitura terminada a 11/05/2010
Classificação : 4/7 Bom

Sem comentários:

Enviar um comentário