terça-feira, 17 de novembro de 2009

"O Colar"

Treze mulheres à procura de um sentido para a vida.
Um colar partilhado por todas.
Uma história real que apaixonou a América.

O Colar
de Cheryl Jarvis
Editor: Cadernos de Hoje
Ano de Edição: Julho de 2009
N.º Páginas: 224


Treze Mulheres unidas por um colar.
Treze vidas transformadas para sempre.

Sinopse:
Quando Jonell viu o colar na montra parou de repente, hipnotizada - era uma peça de um requinte absoluto, a jóia perfeita. Experimentou-o, nervosa. E mais nervosa ficou ao ver o preço, perto de 30 mil euros, um absurdo.

Jonell saiu da joalharia ansiosa, durante dias só pensou no colar. Um dia reparou que o preço tinha descido imenso. Então teve a ideia que transformaria a sua vida. E porque não compra-lo com a ajuda de amigas? Porque não partilha-lo? Afinal, quem é que precisa de usar um colar de diamantes todos os dias?

Foi o início da aventura, de uma história real que apaixonou a América. Treze mulheres, das mais diferentes idades e profissões, uniram-se em torno de uma jóia. Desde então vivem em contacto umas com as outras, saem juntas, ajudam-se. E de 28 em 28 dias, no mês do aniversário de cada uma delas, encontram-se. Passam O Colar, conversam, partilham receitas, histórias de vida, amores e traições. Têm uma nova razão para sair de casa, têm um novo grupo de amigas. E descobriram que a amizade e a partilha valem muito mais do que qualquer diamante.

Uma historia Real sobre a amizade e o prazer de partilhar

Autora:
Jornalista e ensaista, Cheryl Jarvis foi editora de vários jornais e revistas norte-americanos, e durante anos trabalhou como produtora de programas televisivos. Tem publicado artigos em diferentes meios, como Wall Street Journal, Chicago Tribune, Cosmopolitane Reader's Digest, e dá cursos de escrita criativa em várias universidades. É autora do livro The Marriage Sabbatical: the Journey that Brings You Home.

Excertos:
"Será que algum de nós consegue identificar o momento em que perdemos a nossa juventude, perdemos a alegria pelas pequenas coisas, deixámos de celebrar a vida? Durante anos - décadas - trabalhamos, criamos uma familia, plantamos begónias. Depois um dia acordamos e à nossa volta há quimioterapia, textos a escrever em lápides, visitas a lares da terceira idade e a percepção súbita de que não se tiraram férias há anos. E tudo o que podemos fazer é perguntar: Como é que a vida se tornou tão dificil?" Pág. 59

"Afinal, o colar de diamantes acabou por transmitir uma mensagem, não sobre riqueza e estatuto, mas sobre as necessidades comuns a todas as culturas que unem gerações, laços que transcendem o tempo e o espaço. Talvez não haja forma de escapar à nossa cultura materialista, mas treze mulheres em Ventura, na Califórnia, mostraram que podemos reenquadrá-la com novas regras." Pág. 215


Opinião:
Não sei o que poderei dizer mais sobre este livro, foi uma leitura magnifica.
O livro é composto por quatorze capítulos, treze deles dedicados a cada uma das mulheres, onde elas falam das razoes que as levaram a entrar naquele grupo, falam da sua adolescência, das suas famílias, dos seus passatempos, ficamos a conhecer cada uma delas de uma forma muito pormenorizada, onde concluímos que realmente são todas muito diferentes umas das outras.

Adorei cada uma delas, mas em especial a Jonell pela magnifica ideia de partilhar a compra e o uso do colar. A Maggie Hood, pela sua energia e as suas aventuras, onde numa das suas aventuras usa o colar de diamantes numa descida de para-quedas. E adorei a Priscilla, esposa do dono da ourivesaria onde adquiriram o colar, pela mudança de espírito que esta partilha lhe troce.

As reuniões destas treze mulheres nem sempre correm pelo melhor, também discordam muitas vezes, tem opiniões diferentes, objectivos nem sempre comuns sobre o colar. Mas, conseguem ultrapassar todos os obstáculos, dialogando, cedendo... conseguem encontrar o equilíbrio entre elas.

Um colar de diamantes que não é só partilhado por estas treze mulheres, porque a determinada altura, as filhas, amigas, conhecidos passam também a usa-lo em ocasiões especiais (casamentos, baptizados, aniversários...).
Um livro que retrata na perfeição o verdadeiro significado da partilha. Sem duvida, vale a pena ler, nem que seja só pela curiosidade de perceber como tudo funcionou entre elas.

Leitura terminada a 17/11/2009

5 comentários:

  1. tenho cá em casa e já li algumas páginas até à compra do colar parece-me um livro mt bom :)

    ResponderEliminar
  2. Estou super curiosa com este livro! Já não é primeira crítica positiva que leio.
    Obrigada pela sugestão.

    Bj*

    ResponderEliminar
  3. Ei Marta,
    não conhecia este livro, muito interessante o enredo, adorei.
    bjo
    Nanda

    ResponderEliminar
  4. Olá, Marta!

    Parece ser muito bom o livro, lembra a história de "A irmandade das calças viajantes" que eu terminei de ler essa semana e adorei. Pena que nunca ouvi falar desse livro no Brasil, não deve ter sido publicado. De qualquer forma, vou procurar saber. Obrigada pela ótima dica :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Zion Pavillion

    Um Templo, um Mundo, um paraíso de boas vibrações, onde a paz reina, o Amor, sentimentos, pensamentos mensagens de equilibrio...
    Dizem de suas palavras que a Terra Prometida não existe...
    mentem a si próprios...está aqui umpedaço dela no blog...visita e perde te ...
    Um Blog aberto para ti...

    Orientação e Protecção*

    ResponderEliminar