quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

"Abelha Zena, a Rainha Serena"

Abelha Zena, a Rainha Serena
de Maria Eugénia Ponte
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 72
Editor: Lugar da Palavra 
Preço: 9,45

Sinopse:
O novo livro de contos (dedicados exclusivamente ao fantástico mundo das abelhas) de Maria Eugénia Ponte é uma viagem de magia que vai deliciar crianças de todas as idades.
Abelha Zena, a Rainha Serena é a aventura única de um grupo de simpáticas abelhas, que vai passar por uma grande prova. Tudo por causa desse ser que, muitas vezes, não consegue conviver com os seus parceiros da Natureza… o Homem!
Conseguirão Zena e as suas amigas ultrapassar as dificuldades?


Este livrinho tem um antecessor, que vale a pena ler e partilhar com os pequeninos e crescidinhos... "A gaivota que tinha medo do mar"

Grupo no facebook da:  "Abelha Zena, a Rainha Serena"

Autora:
"No meu primeiro livro de contos infanto-juvenis, “A Gaivota que tinha medo do mar”, escrevi dez contos, cada um deles dedicado a um animal diferente.
No último conto, apresentei-vos Zena, a heroína deste novo livro.
O “A Gaivota que tinha medo do mar” não terminou como os outros livros pois, em vez de terminar com FIM terminou com CONTINUA.
O "Abelha Zena, a Rainha Serena" é precisamente a continuação prometida há dois anos, desta vez inteiramente dedicado ao fantástico mundo das abelhas, cuja união é para nós, humanos, uma grande lição."
Por: Maria Eugénia Ponte

Maria Eugénia Ferreira da Ponte nasceu a 14 de Abril de 1954, em Obras Novas, uma pequena aldeia do concelho de Alenquer, onde tem residido desde sempre.
Informática de profissão, interessa-se pela pintura, pela fotografia e pelo artesanato, mas ler e escrever têm sido uma constante ao longo da sua vida.
Em Agosto de 2007, editou o seu primeiro romance, "Desencontros Virtuais" e, em Outubro de 2009, uma compilação de 10 contos infanto-juvenis, "A Gaivota que tinha medo do mar".
Em Novembro de 2010 é coordenadora e coautora de "Heróis à Moda de Lisboa", um projeto literário inserido na coleção "Heróis à Moda de...", da editora Lugar da Palavra, que pretende divulgar os falares e as tradições de várias regiões do país, através da magia do conto.
Em Maio de 2011, colabora, também, com dois contos, no livro "Contos Cruzados".

Pequenos (grandes) excertos:
"Aceitar os outros tal como eles são é a mais nobre atitude da verdadeira vida em sociedade" ... "Perdoar, mas não esquecer, é um perdão mascarado, não é o verdadeiro perdão." Pág. 19

"Aprender com os nossos erros faz de nós melhores seres humanos e é sabedoria de vida." ... "Se conseguirmos transformar os nossos erros em experiencia de vida, estamos no caminho certo para nos transformarmos em pessoas melhores." Pág. 25

"Sentido de responsabilidade é uma coisa que convém que se aprenda desde muito cedo." ... "Uma criança responsável é uma delícia; um adulto irresponsável é um desastre." Pág. 31

"Os verdadeiros amigos revelam-se quando estamos com problemas e dificuldades." Pág. 37

"Um grupo é, na sua essência, um conjunto de diferenças e um encontro entre o individual e o colectivo." Pág. 51

"Todos precisamos de todos e, quando menos esperamos, estamos a fazer o que criticamos nos outros e passamos facilmente de críticos a criticados." Pág. 58

in "Abelha Zena, a Rainha Serena"

Opinião:
Um livro encantador, por diversos motivos:
Primeiro, porque o ganhei no blogue “Livros, o meu vício”, por sinal, um blogue com um significado muito especial e com muito peso no nascimento do "Chuva de Livros". Segundo, porque chegou à minha caixinha de correio com uma linda e carinhosa dedicatória da autora Maria Eugénia.

Aprendi imensa coisa sobre as abelhinhas, sobre a construção dos alvéolos; favos de mel; a resina vegetal; o néctar das flores; a polinização; abelhas sociais; abelhas solitárias e abelhas parasitas… entre outras coisas. De todos estes pontos mencionados o mais interessante ainda foi, a polinização. Sabem o que é a polinização? Não? Então a autora explica tudinho neste livrinho.

Vivi a minha infância rodeada de abelhas, os meus pais e avos também tinham (2 a 3 colmeias) … mas muitas destas coisas já me eram familiares, mas a polinização era-me completamente desconhecida e fiquei impressionada.

Quanto à história em si, posso dizer que é muito divertida, todas as abelhinhas que vamos encontrando ao longo da história, são todas muito queridas e todas com funções e atitudes muito importantes. Além da abelha Zena, temos a Belita que é uma cabecinha no ar, na Cindy encontramos muita irresponsabilidade, na Zita e na Esperança… é melhor ler o livro para descobrir…

Gostei muito da história, principalmente da “revolta das abelhas”, os slogans delas eram maravilhosos, partilho dois deles:
“- Não nos roubem o mel, vai saber-vos a fel.”
“- Não somos máquinas a vapor, somos animais de valor.”
Com a situação atual dá vontade de fazer uma revolta e utilizar slogans idênticos.

Para finalizar, um beijinho grande à autora e que a “Abelha Zena” lhe traga muitos momentos de alegria e felicidade e vontade de continuar…

A não perder a apresentação do Livro já no próximo dia 18 de Fevereiro

 Clasiificação: 5/7 Muito Bom

3 comentários:

  1. Muito OBRIGADA, Marta, fiquei muito feliz por ter gostado e espero que a Leonor também goste da Zena e das suas amigas.
    :-)

    Se alguém quiser um exemplar autografado, pode contactar-me por mail e eu envio, mais baratinho e com oferta das despesas de envio (preço de autor: 9€).
    o meu endereço é o seguinte:
    eugeniaponte@hotmail.com

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Que saudades que eu tinha deste cantinho aqui...tenho estado "ausente" e tem sido por um excelente motivo ;)
    Agora estou de férias, o que quer dizer mais tempo para visitar as amigas.

    Obrigada pela referência ao blogue:) E também por ser um pouco responsável pelo nascimento do Chuva de Livros.

    Conto estar presente no próximo dia 18 de Fevereiro na apresentação do livro da Maria Eugénia Ponte. uma amiga muito especial.

    Só me resta desejar-te a ti e à macaquinha Boas Leituras

    ResponderEliminar
  3. Aiii q amor... Ameiii, as citações, a capa superfofa e tudo mai... quero pra mim!

    ResponderEliminar