sexta-feira, 12 de novembro de 2010

"Escrito nas Estrelas "

Escrito nas Estrelas
de Bárbara Norton de Matos

A história de uma mulher que só quer ser amada mas tem medo do amor.
 
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 248
Editor: Caderno
Colecção: Cadernos de Sempre

Sinopse:"No mundo fervilhante dos estúdios televisivos, dos flashes e paparazzi, há uma estrela que só quer ser amada. Entre a quinta em Ponte de Lima e a casa em Cascais, entre o passado e o presente, uma mulher vai descobrir que só o amor é mais forte que o destino.
Escrito nas Estrelas é a surpreendente estreia de Bárbara Norton de Matos no romance, uma história de família, traições e equívocos, onde nada é o que parece e só o amor é real.

Carminho não foi uma menina feliz. Era o patinho feio da família, sempre comparada com Piedade, a irmã mais velha, tão deslumbrante como odiosa. E não foi fácil crescer com um pai sempre ausente, que só pensava no ténis e nos torneios, enquanto a mãe se deixava arrastar pela melancolia…
Mas tudo isso é passado. O patinho feio tornou-se num cisne, é agora uma estrela da televisão, capa de revista, perseguida por flashes e paparazzi. E vai finalmente estrear-se, como protagonista, numa série histórica – o seu grande sonho. É um mundo quase perfeito.
Quase. Porque a vida está repleta de surpresas e, quando menos esperamos, o amor prega-nos partidas…"

Autora:
Nascida em Lisboa e formada em Comunicação Empresarial pelo ISCEM, Bárbara Norton de Matos acabou por se dedicar desde muito cedo à carreira de actriz, quase sempre em televisão e com aparições esporádicas em teatro. Estreou-se nas telenovelas em 2001, ao representar a personagem de Mónica em Nunca Digas Adeus. Desde então nunca deixou de actuar nas principais produções da TVI, entre as quais Amanhecer, Baía das Mulheres, Deixa-me Amar e Sentimentos.
A autora, que desde criança criou o hábito de manter uma série de diários, estreia-se agora em literatura com Escrito nas Estrelas.
A actriz demorou cerca de sete meses a escrever o seu primeiro livro. Com uma história que de nada tem seu, 'Escrito nas Estrelas' mostra-nos a história de uma mulher que só queria ser amada, tendo medo do amor.

Desde que a filha, Luz, nasceu, há quatro anos, Bárbara Norton de Matos começou a anotar num caderninho todos os seus sentimentos relativos à bebé. "Tenho um diário para a Luz em que falo com ela como se fosse crescida. Conto os meus medos enquanto mãe, as minhas frustrações. Mas é só para ela ler quando tiver mais de 18 anos", explica a actriz.

Comentários:“É um livro que se lê de rajada e que mostra uma pessoa profundamente romântica, sonhadora e que já sofreu muito”, disse Luísa Castel-Branco

“Não é um livro autobiográfico mas as personagens têm muito de mim. Utilizei-as para poder ter a liberdade de sentir, porque como figura pública não posso sentir o que me apetece. Ali pus o que quero, as minhas frustrações e o que gostava ou quero fazer”, especifica Bárbara.

“Não tenho a escola da escrita e precisei de ajuda para escrever o romance. Foi uma aventura! Não é a minha história pessoal mas coloquei um bocado de mim em cada uma das personagens", contou, Bárbara

"Estou muito orgulhoso dela! Gostei da história e revi-me em certas coisas que ela conta, tal como a parte da quinta em Ponte de Lima. Quando lá fui pela primeira vez parecia que já lá tinha estado!" disse, Francisco Mira

"Gostei da história, mas sou um bocado suspeito, porque sou pai dela e conheço a sua infância" disse, Luis Norton de Matos

Excerto:
“Sempre ouvi dizer que quando estamos felizes o tempo passa a correr e quando estamos tristes parece que pára e que tropeça na nossa tristeza para se prolongar indefinidamente. Tal como os dias de sol, que parece que se gastam mais depressa que os dias de chuva, que duram e duram. O tempo parece ter vontade própria. E quando estamos felizes, realizados, com tudo a correr bem, parece que os dias aceleram e se escoam pelos dedos. E sem darmos por isso passam semanas, meses.” Pág. 189

Opinião:
Uma livro que se lê numa assentada, de leitura muito acessível. Com uma história que na minha opinião se assemelha a muitas mulheres, principalmente no que diz respeito a adolescência de Carminho. Eu própria me identifiquei muito com a adolescência da Carminho, as sua duvidas, inseguranças, complexos… Quando terminei a leitura, fiquei um pouquinho triste, pois queria saber mais sobre a Carminho… o livro deixa-nos a pensar se realmente a Carminho encontrou ou não o que sempre procurou ao logo dos anos.

Leitura termina a 06/11/2010
Classificação: 4/7 Bom

7 comentários:

  1. fiquei curiosa, como é uma figura pública ficamos a querer saber um pouco mais dela, sobretudo da sua escrita...
    http://otempoentreosmeuslivros.blogspot.com
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. é a primeira opinião do livro e além da capa adoravél tava reticente em termos do conteúdo ;)

    ResponderEliminar
  3. Viva! Acabei por "tropeçar" neste louvável blog sobre leitura e, sem querer fazer dele um espaço de promoção própria, gostava de aproveitar para deixar o convite a descobrir o meu recente trabalho "Os Bárbaros" (http://www.fnac.pt/Os-Barbaros-Humberto-Oliveira/a320310) ou até, quem sabe, outras das minhas obras cujo lançamento se encontra para breve. Agradecido,
    Humberto Oliveira (Jimmy David).
    www.wix.com/jimmydavid/wixjimmy

    ResponderEliminar
  4. Anónimo21.2.11

    Li o livro e penso que confunde muito o leitor.Acho que existe uma mistura,do real da vida de Barbara e da vida de muitas mulheres..
    O fim...Triste por não saber mais de Carminho...
    Será que o 2º livro vem matar a curiosidade em que nos deixou?
    :-))

    ResponderEliminar
  5. Anónimo21.2.11

    Li o livro e penso que confunde muito o leitor.Acho que existe uma mistura,do real da vida de Barbara e da vida de muitas mulheres..
    O fim...Triste por não saber mais de Carminho...
    Será que o 2º livro vem matar a curiosidade em que nos deixou?
    :-))

    ResponderEliminar
  6. Susana7.3.11

    Acabei de ler o livro e adorei! A história prende-nos e a escrita é muito acessível e divertida. Porém fiquei curiosa sobre o final... Parece que há um fanal forçado, ficamos sem saber o que acontece depois de um passo tão importante.
    Fico à espera do 2.º livro então :)

    ResponderEliminar
  7. A actriz disse anteontem que vai lançar um segundo livro, com o final das personagens de Escrito nas Estrelas! *-*

    ResponderEliminar