segunda-feira, 11 de maio de 2009

"Uma Escolha por Amor"


Até onde podemos ir em nome do amor?
É essa a principal mensagem deste livro, a pergunta que gera uma boa historia bem contada por Nicholas Sparks.

Sinopse
Passado na costa da Carolina do Norte, o mais recente livro de Nicholas Sparks aborda as consequências de diversas escolhas feitas por Travis Parker, um veterinário, e pela sua vizinha Gabrielle Holland, assistente médica. Travis levava uma vida tranquila até Gaby fazer parte dela. E o mesmo se poderá dizer de Gaby que mantinha uma relação de longa data com o namorado até se apaixonar perdidamente por Travis. Que decisão irá ela tomar? Permanecer ao lado do homem que já conhece ou lançar-se numa nova aventura com um desconhecido? Uma Escolha por Amor confronta-nos com a questão mais profunda de todas: até onde iria para manter viva a esperança do amor? Um livro comovente, ao melhor estilo de Nicholas Sparks.

Este livro divide-se em duas partes:

Na primeira conta que Travis Parker era um veterinário sucedido na carreira cujos amigos eram todos casados e com filhos e ele permanecia solteiro até que Gabrielle Holland (Gabby) sua nova vizinha, assistente médica e com namorado entrou na sua vida. O primeiro encontro de ambos deveu-se a Gabby achar que o cão de Travis – Moby – engravidou a sua cadela – Molly-, onde Travis a aconselhou a ir a um veterinário. O que fez com que Gabby e Travis se fossem aproximando cada vez mais foi o facto de Molly ter tido os cachorros e complicações com o parto onde foi Travis que cuidou dela, até que ambos foram tendo vários encontros e perceberam que se estavam a apaixonar um pelo, depois houve um jantar, jantar esse que ao final da noite fez com que Travis e Gabby acabassem numa cama a fazer amor e a dizerem que se amavam. Gabby sabia que tinha um compromisso para com o seu namorado e pediu a Travis que ele fizesse amor com ela mesmo havendo a probabilidade de ser a ultima vez para ambos sendo que Gabby tinha de fazer a sua escolha: entre Travis e Kevin (seu namorado). Ele aceitou, e ela aí teve a certeza de quem iria escolher!

A segunda parte do livro é passados onze anos, já com Gabby e Travis casados e com filhas, a contar tudo o que lhes tinha acontecido e que Gabby se encontrava naquele momento de coma por causa dum acidente num dia de chuva quando Travis e Gabby voltavam de um concerto. Como Gabby era assistente média há uns tempos tinha tido uma senhora de coma cujo marido ia lá nos primeiros tempos com muita frequência mas depois já nem tanta, e tinha ficado muito mal por a mulher estar de coma, tanto ele como os filhos ficaram com a vida estragada. Com isso, Gabby disse a Travis que se lhe acontecesse o mesmo que lhe pedia para ele ao fim de 3 meses desligar as máquinas e deixá-la morrer. E é daí que se surge a grande escolha por amor deste livro: chegando-se aos 3 meses de coma da mulher, Travis terá desligado as máquinas como assim ela lhe pedira ou mantinha-as ligadas na esperança de ela voltar um dia?!

Citações favoritas:

“-És capaz de fazer amor comigo? Sem pensar que poderá ser uma das últimas situações que vivamos juntos?”

“Até onde devemos ir em nome do amor?”

Opinião sobre o livro
Este livro para mim é sem dúvida uma lição de vida pois muitas das vezes não tomamos a decisão certa na nossa vida, devemos dar tempo ao tempo independentemente do tempo que as coisas levem. Nunca devemos desistir do amor porque nunca é tarde para amar. Acho que todas as pessoas que acreditam no amor devem ler este livro, pois eu acredito e gostei muito de ler este romance.

Leitura terminada a 11/05/2009

1 comentário:

  1. Não gosto muito de livros melosos, cheio de sofrimento, de confusões e que, no fim, tudo sempre dá certo. Parece novela...e eu, decididamente, ando sem paciencia para novelas. VocÊ gosotu desse? É do jeito que descrevi ou foi impressão minha?

    ResponderEliminar