sexta-feira, 15 de maio de 2009

"Escuta a minha Voz"

-->
Para os que ainda se lembram de "Vai onde te leva o coração", Susana Tamaro retoma o tema. “Escuta a minha voz” é a continuação da história, agora na perspectiva da neta. Marta, a neta, regressa a casa da avó, depois de vários anos nos EUA.

-->
Escuta a Minha Voz de Susanna Tamaro
Edição/reimpressão: 2006
Páginas: 160
Editor: Editorial Presença

-->
Susanna Tamaro é autora de vários bestsellers e aclamada em todo o mundo. Desde a publicação de Vai Onde Te Leva o Coração, que os leitores se habituaram às histórias fascinantes e envolventes da autora que faz questionar a vida e a própria existência, de uma forma pacífica e cativante

Sinopse
A recordação que mais a assombra é a do dia em que a árvore do quintal foi cortada, era ainda criança, de como foi brutalmente dilacerada e as suas raízes arrancadas como se de um troféu se tratassem.
Anos decorridos, tudo se despedaçou na vida da protagonista como a árvore da sua infância, e é por sentir que também algo lhe foi truncado que ela decide partir em busca de si própria através da história da sua família.
Numa prosa que se espraia em matizes de indiscutível beleza, diversas gerações entrelaçam-se como os ramos da árvore, e a voz que se faz escutar vai descobrir que a sua demanda é acima de tudo coroada pelo afecto, que a obrigará a voltar-se para a luz independentemente dos obstáculos…

Uma passagem do livro
“Havia muitos poemas – uns curtos, outros muito longos. Li alguns, folheando ao acaso.

Nunca serei uma flor
Nunca serei uma flor
de corola aberta ao Sol, na Primavera.
Nunca serei uma flor
porque o meu espírito se parece mais com a erva
uma baste verde igual a muitas outras
tão alta como as outras, que curva a cabeça
ao primeiro gelo do Inverno.

Neblina
A neblina envolve tudo: casas e pessoas,
nem as bicicletas se ouvem.
O nosso mundo é um mundo de fantasmas
ou o fantasma sou eu?
O meu coração está envolto em algodão-em-rama.
um presente precioso
sem destinatário.

Medo
Não são os monstros que me metem medo,
nem os assassinos.
Não tenho medo da noite,
nem de aluviões ou cataclismos,
nem dos castigos, nem da morte,
nem de um amor que não existe.
Só tenho medo
da tua mão minúscula
à procura da minha,
do teu olhar terno
perguntando “porquê”?

Seria Bom
Que bom que seria
se a nossa vida fosse tão feliz
como uma canção de Sanremo
Eu e Tu, de mãos dadas,
e, á janela, uma vaso de lilases.
Que bom que seria
esperarmos juntos pelo pôr do Sol
e não temermos a morte.
Que bom que seria
guiar os passos dos nossos filhos
com uma só mão.
Mas o papão veio devorar
o nosso pouco tempo
deixando no chão apenas ossos e cascas,
restos do seu obsceno banquete.”

Resumo
Em Escuta a Minha Voz, Susanna Tamaro retoma a marcante recordação do dia em que a árvore do quintal da casa onde vivia em criança foi cortada, arrancada e dilacerada. Ao longo deste romance, a autora ressuscita as personagens de Vai Onde Te Leva o Coração dando-nos conta da importância que as raízes familiares têm para a formação do ser humano bem como para o seu crescimento.

Devorei este livro num dia… é simplesmente lindo!

Leitura terminado a 15/05/2009

1 comentário:

  1. eu postei esse livro no meu Blog , já tinha ouvdo falar muito dele mas ainda nao o li. Lindo teu blog amo está aki ! bjus e fika com Deus!!!!

    ResponderEliminar