sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

"Um Refúgio Para a Vida"

Um Refúgio Para a Vida
de Nicholas Sparks
Mais de um milhão de livros vendidos em Portugal.
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 350
Editor: Editorial Presença
Coleção: Grandes Narrativas

Primeiras páginas

Sinopse
Katie, uma jovem reservada e bonita, vai viver para a cidade de Southport, na Carolina do Norte, onde todos se interrogam sobre o seu passado. Que mistérios esconderá aquela mulher que parece determinada em encobrir os seus encantos e evitar novos laços afectivos? No entanto, e apesar de todas as suas reservas, Katie começa a criar raízes naquela pequena comunidade, à medida que uma nova amizade e um novo amor lhe vão fazendo baixar as defesas. Nicholas Sparks traz-nos uma protagonista fragilizada por um amor que se desvirtuou e que tem de aprender a lidar com as suas sequelas se quiser voltar a amar.


Nicholas Sparks nasceu em 1965 em Omaha, Nebraska. Cresceu em Fair Oaks na Califórnia e vive actualmente na Carolina do Norte com a família. Foi durante algum tempo delegado de informação médica até que Theresa Park, agente literária, decidiu começar a representá-lo, vendendo os direitos do seu primeiro romance O Diário da Nossa Paixão (The Notebook) à Warner Books. O sucesso foi imediato e a obra permaneceu durante 56 semanas consecutivas nos tops americanos. Seguiram-se livros como As Palavras que Nunca te Direi (Message in a Bottle) e Um Momento Inesquecível (A Walk to Remember), Corações em Silêncio (The Rescue) também eles sucessos editoriais de grandes proporções, tendo o primeiro sido adaptado para versão cinematográfica pelo próprio autor. Considerado o golden boy da ficção comercial americana é um autor consagrado internacionalmente pelo público.


Opinião
Um livro sobre um tema intenso mas com um toque doce. Com bons diálogos, uma história que se desenrola com rapidez e um conjunto de relevações que apimentam a curiosidade do leitor foi um livro que me conquistou e surpreendeu.

A violência doméstica perpetrada pelo marido faz Katie fugir com a roupa que tem no corpo e algum dinheiro que foi amealhando ao longo do tempo em que tomou a decisão de fugir. É assim que chega à pequena localidade Southport até arranjar emprego no snack bar Ivan’s. Nesta pequena cidade refaz a sua vida, mas sempre com medo que o seu marido a venha a descobrir. Este é sempre o receio das vítimas de violência, que mesmo fugindo do seu agressor continuam a sentir-se perseguidas para serem novamente maltratadas.

Todas as personagens são construídas como se de pessoas reais se tratassem, mas o que mais me impressionou foi Kevin e os seus raciocínios confusos e dementes que eram, em simultâneo, focados e concisos. Não é difícil colocarmo-nos no papel de Kevin e, ao mesmo tempo, termos a certeza de que ele é um indivíduo doente.

Foi uma leitura incrível, emocionante e cativante. Um livro que não se consegue parar de ler e com um final lindo. Apaixonamo-nos rapidamente pelas personagens fortes e marcantes, sofremos e rimos com tudo o que vão vivendo. Uma história muito bonita, que aborda vários temas, desde violência doméstica, recomeço de vida, paixão, violência, insegurança, etc...

Mais um livro que não vai desiludir os seus fãs e com um final surpreendente.
 
Classificação: 6/7 Excelente
Leitura em: Fevereiro/2013

Sem comentários:

Enviar um comentário