Saber Comunicar com as Crianças
de Christel Petitcollin
Edição/reimpressão: 2007
Páginas: 80
Editor: Editorial PresençaColeção: Orientações
Sinopse:
A experiencia de educar um filho é uma das mais belas e gratificantes. Mas também um continuo chocar com múltiplas situações quotidianas para as quais os progenitores não se encontram preparados. Christel Petitcollin analisa e explica neste livro o que considera serem os principais obstáculos a uma boa comunicação e interacção entre as duas gerações: os sentimentos de culpa dos pais, a insistência no perfeccionismo e a adultificação das crianças, que, em ultima analise, vai desequilibrar a estrutura familiar.
Deste modo, a autora rebate algumas ideias comuns e guia-o suavemente rumo a uma melhor compreensão do mundo do seu filho. Entre outros são dados conselhos sobre como separar sentimentos de amor e de maternidade, proteger sem excesso, definir limites sólidos, não enfraquecer a autoridade do cônjuge, aceitar o seu filho como ele é e desenvolver a sua auto-estima e autoconfiança e, acima de tudo, aprender a escutar verdadeiramente.
Só satisfeitas estas condições poderá a sua família desfrutar da harmonia e respeito mútuo que assegurarão um futuro estável, autónomo e promissor aos seus filhos.
Autora:
Christel Petitcollin é conselheira e formadora na área da comunicação e do desenvolvimento pessoal, psicoterapeuta e conferencista. É responsável pelas rubricas «psycho» da revista Actives e «développement personnel» do site egowell.com. É igualmente autora de variadas obras dedicadas ao tema das relações interpessoais.
site da autora
site da autora
Na era da comunicação, o eixo central das relações não dispensa um diálogo fluente entre os vários interlocutores sendo o binómio pai/filho o primeiro passo para a construção de uma ligação bem sucedida ao longo da vida.
Os pais, cada qual da sua forma, tentam agir da maneira que lhes parece a mais correta, embora na maioria dos casos a realidade venha desmentir aquilo que aprenderam na teoria. O que neste livro se apresenta é o lado prático da educação, o saber fazer, saber agir perante a multiplicidade de situações com as quais todos os dias somos confrontados.
Em última instância, o que a autora propõe é ajudar os pais a comunicar melhor, apresentando algumas regras essenciais como por exemplo aprender a dizer não, a reforçar a auto-estima, a escutar e a proteger sem excesso, entre outras.
Através de um livro bem organizado, a psicoterapeuta Christel Petitcollin oferece orientações simples e práticas, aconselhando os pais sem moralismos.
Classificação: 5/7 Muito Bom
Sem comentários:
Enviar um comentário