
Marés de Inverno de Luís Miguel Raposo
Editora: Quinto Selo
Última Edição: Fevereiro 2009
N.º de Páginas: 152
« - A minha memória tem buracos que não consigo preencher - disse-me em tom triste. Quero recordar a nossa juventude, mas tudo parece desligado. Tu podias escrever acerca de nós, Vasco, sempre tiveste jeito para essas coisas.»
Deitado numa cama de hospital para morrer, Michael vai perdendo a clareza das memórias de rapaz, quando o seu mundo era apenas um grupo de amigos surfistas e a enorme paixão pelo mar que os mantinha unidos.
Vasco assiste ao crescente sofrimento do amigo, ao afastamento da mulher que ama, ao nascer de uma paixão emergente, à morte dos que mais estima, e aperta as rédeas do tempo para cumprir a sua promessa: escrever a história da sua juventude.

Luís Miguel Raposo nasceu em Almada, a 6 de Novembro de 1971. Aos 15 anos começou a fazer surf na Costa de Caparica. Concluiu em Lisboa uma licenciatura em Organização e Gestão de Empresas no ano de 1994.
Actualmente trabalha como consultor de gestão e formador. “Marés de Inverno” é o seu primeiro romance, publicado pela Bertrand sob a chancela O Quinto Selo, tendo já planeado uma sequela. Está a escrever o segundo romance para concluir no Outono de 2009.
Continua a surfar com regularidade, sobretudo em Peniche. A praia do Molhe Leste é nestes dias a sua praia de eleição.
Blog do autor: mares-de-inverno.blogspot.com
A minha opinião:
Fiquei fascinada com a leitura deste livro, foi uma leitura mais demorada porque dei comigo a ler mais do que uma vez as mesmas frases. Gostei imenso, é um livro envolvente, fascinante e tocante, desde da primeira página até à última.
O Surf, um desporto que nunca me fascinou, mas com a leitura deste livro, mudei completamente de opinião. As descrições das marés, que são feitas pelo Vasco, são fabulosas e intensas, demonstram que é necessária uma certa coragem para o praticar. Adorei imenso todas descrições sobre o surf.
Relativamente à Daniela… foi a parte mais desagradável, não gostei mesmo nada, foi mesmo uma desilusão a sua partida, principalmente da forma como partiu.
Para mim, este livro é um “diário” das memórias de juventude, os momentos vividos na praia dos cds, os amigos e o destino de cada um deles, o primeiro amor do Vasco e o seu desenrolar. O livro relata uma história que podia ser de cada um de nós (carregada de memorias, sentimentos, amor, amizade…)
Um livro a não perder e claro, fico aguardar o próximo. Parabéns ao autor.
Um belo dia... a filhota pegou o meu livro, da leitura do momento e...
Aqui esta ela, muito interessada!



Quando chegar o momento das suas leituras, acho que já tem os livros seleccionados, para começar!