segunda-feira, 5 de abril de 2010

"Uma Palavra Tua"

Uma Palavra Tua
de Elvira Lindo
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 192
Editor: Editorial Presença

Sinopse:
Galardoado com o Prémio Biblioteca Breve 2005, Uma Palavra Tua traz-nos as histórias de vida de Rosário e Milagros, duas mulheres desajustadas, dois percursos existenciais que se cruzam nas ilusões e realidades que dão forma ao medo de não merecerem ser felizes. Uma amizade feita de encontros e desencontros, de solidariedade e de influências mútuas entre duas varredoras de rua madrilenas, duas pessoas comuns, com vidas comuns que escondem uma natureza indominável, grandiosa. Um romance arrebatador, irónico, que adquire a profundidade da nobreza humana de uma tragédia antiga no mundo contemporâneo.

Páginas do Livro

Autora:
Elvira Lindo, nasceu em Cádiz a 23 de Janeiro de 1962 é uma escritora e actriz espanhola. Foi para Madrid com 12 anos e estudou jornalismo na Universidade Complutense de Madrid, em seguida, trabalhou para a Rádio Nacional de Espanha e várias publicações. Mora em Nova Iorque com seu filho e seu marido, o escritor e académico António Muñoz Molina.

Excerto:
“Deveríamos ver as pessoas quando elas acham que não estamos a olhar para elas.
Eu olho de modo demasiado violento, olho de uma maneira que fere, que provoca mal-estar nos outros, tensão, olho sem poder evitar o constante juízo de valor. Não sei se nasci assim ou se me transformaram. Mas quem sou eu para olhar desta maneira?”
Pág. 187

Opinião:
Adquire este livro por impulso, sem ler o sinopse, sem conhecer a autora, nada. Iniciei a leitura sem perspectivas de nada, saiba apenas que a história centrava-se em duas varredoras de ruas e isso fez-me prender logo à leitura. Pois é uma profissão que eu já admirava e respeitava, mas com esta leitura passei a respeitar muito mais. Porque, temos a noção verdadeira de como é o dia-a-dia destas pessoas.

Este livro não é propriamente para ler e devorar. É para ir lendo, reflectindo, pensando... E na verdade foi assim a minha leitura, parava várias vezes, recuava e voltava a saborear as mesmas palavras, pensava, reflectia, interiorizava e talvez por todos estes pormenores tenha sido uma leitura marcante.

O livro é um relato de emoções, pensamentos, vivências, experiências boas e más. Rosário e Milagros duas mulheres que se encontram na escola, voltam a encontra-se na adolescência e actualmente trabalham juntas. Saltamos do presente ao passado e do passado para o presente o que nos permite entender e compreender estas duas mulheres as suas maneiras de ser de viver, os seus sentimentos.

Enfim... Concluímos que muitas vezes conhecemos uma determinada pessoa e em determinado momento condenamos a sua atitude e a maneira de agir perante uma situação, mas não conhecemos o seu passado. Porque se o conhecêssemos de certeza que já não condenávamos essa mesma atitude. Esta é uma das grandes lições que tiro deste livro.

Trailer do Filme (Em Espanha)

video

Leitura terminada a 02/04/2010
Classificação: 6/7 Excelente

5 comentários:

  1. Olá!

    De facto, fala-se muito deste livro e depois de ler a tua opinião, também fiquei com vontade de o ler...ler e reflectir, também é uma boa forma de ler e aprender!

    Passa no meu blogue ... tenho um miminho para ti!

    Mil Beijocas!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Este livro anda-me a aparecer demasiadas vezes à frente... e sempre com óptimas críticas.
    Hummmm...
    Beijocas
    :)

    ResponderEliminar
  3. Oi!!! :)

    Menina, publiquei hoje a segunda parte da entrevista!! Passa lá no Leitura e me diz se você gostou???

    Beijos!

    ResponderEliminar
  4. Um livro que estou seriamente tentada a comprar! Pelas opiniões que tenho lido parece-me ser bastante interessante! Além disso gosto da capa!

    ResponderEliminar
  5. Não costumo comprar livros por impulso, mas também já me aconteceu. E das vezes que aconteceu a surpresa foi sempre muito agradável. :)

    Tenho muita curiosidade neste livro. A capa foi a primeira impressão positiva e depois já tenho lido boas opiniões cibernéticas, incluindo a tua, que me encaminham para a compra definitiva deste livro.
    Boas leituras!

    ResponderEliminar