segunda-feira, 26 de abril de 2010

"Um Companheiro Inesquecível"

Um Companheiro Inesquecível
Uma História de Amor
de Susanna Tamaro
Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 84
Editor: Editorial Presença
Colecção: Grandes Narrativas

Sinopse
Amada por leitores de todo o mundo, Susanna Tamaro apresenta-nos uma história inspirada e de extrema sensibilidade sobre Anselma, uma professora reformada, que vive triste e sozinha depois da morte do marido e dos filhos terem crescido e optarem por um rumo diferente do seu. Ainda mais solitária se sente depois da perda por doença da sua amiga de infância, Luisita. Porém, um dia, verá o seu quotidiano transformar-se por completo ao encontrar um magnífico papagaio amazónico abandonado no caixote do lixo. Sem hesitar, decide levá-lo para casa. Dá-lhe o nome de Luisito e projecta todo o seu afecto nele, curando a sua asa ferida, alimentando-o e ensinando-o a falar. A relação entre os dois torna-se inquebrável sendo o papagaio responsável pela recuperação da dona e ajudando-a a libertar o seu coração gelado. Mas alguém deseja pôr fim à coexistência entre os dois e Anselma terá de lutar com todas as suas forças para que tal não aconteça. Uma fábula moderna para públicos de várias idades.

Críticas de imprensa
"Um dos romances italianos mais esperados de 2008, conta uma história de amor enternecedora, através da qual a autora do bestseller internacional Vai Aonde Te Leva o Coração transmite uma mensagem de esperança: apenas os sentimentos intensos e correspondidos, ainda que com um animal (neste caso o papagaio Luisito), podem dar alegria a uma existência vazia, melancólica, apagando o gelo no coração."
Spettacoli Nazionali

«Um pequeno romance sobre a força dos sentimentos»
Rizzoli

«A protagonista recorda o seu difícil casamento e substitui-o pela sua relação com Luisito».
Corriere Della Sera

Autora
Escritora italiana, nasceu a 12 de Dezembro de 1957, na cidade de Trieste, no Nordeste do país, oriunda de uma família aparentada com o célebre escritor Italo Svevo.
Cresceu escutando as histórias que o avô lhe contava sobre as duas terríveis guerras mundiais que devastaram a região.

Obras da autora:
O Menino Que Não Gostava de Ler
Um Lugar Mágico
Escuta a Minha Voz
O Fogo e o Vento
O Cavaleiro Lua Cheia
A Grande Árvore
Vai Aonde Te Leva o Coração
Para uma Voz Só
Tobias e o Anjo
Um Companheiro Inesquecível
Cada Palavra é uma Semente
Um País para lá do Azul do Céu
Responde-me
A Alma do Mundo
Querida Mathilda
Regresso a Casa
Com a Cabeça nas Nuvens

Resumo
Anselma a protagonista desta história vai à rua para colocar no contentor um saco de lixo, quando estava perto do contentor ouviu um pequeno barulho, aproximou-se com cuidado, pois algo se mexia. Podia ser uma ratazana, um recém-nascido e aproximou-se mais um pouco... Mas, não era uma ratazana nem um recém nascido era sim um papagaio!


Levou o papagaio para sua casa, tratou dos seus ferimentos, alimentou-o e assim iniciou uma profunda e sincera amizade. Baptizou o papagaio de Luisito, em homenagem a sua melhor amiga. O sentimento de alegria que há muito a havia abandonado Anselma, reapareceu de novo! De um dia para o outro, deu consigo sempre animada, bem disposta pois tinha alguém em casa à sua espera.
Vivia sozinha desde a morte do seu marido, os filhos cada um na sua vida, pouco ou nenhuma companhia lhe faziam. Vivia com as recordações da sua juventude, da sua amiga Luisita, dos seus tempos de professora... Com o Luisito em casa o seu dia-a-dia ganhou uma nova luz.
Mas, infelizmente a felicidade de alguns incomoda muito gente, principalmente os maus vizinhos e num lindo dia, Anselma encontra na caixa do correio um bilhete anónimo e ameaçador. O futuro dela e do Luisito fica comprometido e algo terrível vai acontecer.

“Um companheiro Inesquecível” de Susanna Tamaro é uma obra, que procura realçar o profundo afecto entre um ser humano e um animal!

Leitura terminada a 27/04/2010
Classificação: 4/7 Bom

3 comentários:

  1. Adorei o blogue :-)
    Aproveito para deixar uma informação: O meu grupo de trabalho da Universidade de Aveiro esta a promover um projecto de promoção da leitura, ia adoraríamos que acompanhasse o nosso blogue. Ainda temos pouquinhos seguidores.
    Aqui vai o link - http://leituraaocentimetro.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por visitar meu blog! Vim retribuir a visita e já estou te seguindo também.

    Li 2 ou 3 livros da Susanna Tammaro (Per voce sola, Vai dove ti porta il cuore) e gostei deles, mas acho a autora tããão melancólica em algumas partes do livro que é preciso estar muito alegre para não ser afetado pela leitura!

    Beijocas
    Volto logo!

    Ana
    eucomosquatro.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Nao e o meu tipo de leitura (oficialmente é claro) mas parece ser legal!!

    ResponderEliminar