sexta-feira, 11 de setembro de 2009

"Corações em Silêncio"

Corações em Silêncio de Nicholas Sparks
Edição/reimpressão: 2001
Páginas: 352
Editor: Editorial Presença

Sinopse
Confrontado com situações de extremo perigo, Taylor McAden, bombeiro voluntário, expõe-se até ao limiar do perigo. Denise é uma jovem mãe solteira, cujo filho de cinco anos sofre de um inexplicável atraso de desenvolvimento e a quem ela devota a sua vida numa tentativa de o ajudar. Mas o caso vai aproximar estes seres. Numa noite de tremendo temporal, Denise sofre um acidente de automóvel e é Taylor quem vem socorre-la.
Embora muito ferida, a jovem depressa toma consciência de que o filho já não se encontra na sua cadeirinha do banco traseiro. Taylor irá até ao fim de uma angustiante noite de buscas para o encontrar. Foram tecidas as primeiras malhas que os irão unir - o pequeno Kyle desabrocha ao calor da ternura daquele homem. Denise abandona-se à alegria de um amor nascente. Mas Taylor tem em si cicatrizes antigas, que o não deixam manter compromissos de longa duração.
Nicholas Sparks, esse talentoso contador de histórias, intervém com a sua magia redentora e a sua inigualável capacidade de aprofundar a complexidade das relações e dos afectos.

Excertos
“Vais encontrar muita gente pela vida fora que diz as palavras certas na altura certa. Mas, no fim e ao cabo, é pelas suas acções que os deves julgar. São as acções e não as palavras que contam.” pág. 116

“ As pessoas vêm e vão, entram e saem das nossas vidas, quase como as personagens de um livro de que gostamos muito. Quando finalmente o fechamos, as personagens contaram a sua história e procuramos outro livro, recheado de novas personagens e aventuras. Então damos connosco a concentrarmos-nos nas novas personagens e não nas do passado” pág. 120

Resumo
Durante uma violenta tempestade Denise tem um acidente de automóvel e enquanto se encontrava sem sentidos o seu filho Kyle, sai do carro e acaba por se perder num terreno pantanoso. É o bombeiro Taylor que a socorre e que depois de uma longa e angustiante noite de buscas, também encontra o seu filho Kyle.

Denise é mãe solteira e cujo filho tem problemas de desenvolvimento, pois com 5 anos ainda fala como um bebe de 2 e isso também lhe atrasa alguma aprendizagem a nível motor. Denise dedica-se totalmente ao seu filho e à sua recuperação não havendo na sua vida espaço para uma relação amorosa.

Porém, com a ternura de Taylor para com Kyle e levada pelos seus sentimentos, Denise foi deixando que aquele homem se tornasse muito importante nas suas vidas.
Mas a vida de Taylor não era fácil e um terrível segredo impedia-o de conseguir assumir compromissos e acabava por abandonar as mulheres por quem se apaixonava.

O livro retrata-nos uma grande paixão e os sentimentos contraditórios que muitas vezes se juntam em torno do amor.
Gostei imenso desta história porque relata muito bem uma das profissões que eu mais admiro, a de bombeiro, pela coragem, determinação e controlo emocional que precisão de ter sobre si próprios.

Leitura terminada a 09.09.2009

12 comentários:

  1. Oi!!!
    Nunca li nada do Nicholas Sparks, embora tenha muita curiosidade em conhecê-lo!
    Adorei sua resenha!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Também já li...:)
    É sem dúvida um livro apaixonante.
    Um dos meus preferidos do autor..e oprimeiro que li dele...:D

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá :)
    Um dos meus livros favoritos do Nicholas Sparks... Adoro aquela parte em que é revelado o segredo de Taylor e a relação da Denise com o filho.

    Bom fim de semana***

    ResponderEliminar
  4. Este livro mais os livros "Uma Promessa Para Toda a Vida" e "Laços que Perduram" são, até agora, os meus favoritos deste autor.
    Muito bonitos, mesmo.
    Bjinhos e boas leituras :)

    ResponderEliminar
  5. Nunca tinha ouvido falar =/
    Beeijo e bom final de semana!
    =)

    ResponderEliminar
  6. Muito bonito os fragmentos citados do livro. Pessoas vão e vem, e nesse constante ir e vir nos fazem melhores. Justificam a vida.

    Parabéns

    ResponderEliminar
  7. na altura em que o comprei não acabei o livro porque o fim parecia-me previsivel, anos mais tarde acabei por ler o sorriso das estrelas e adorei talvez volte a pegar nele, mas são tantos em lista de espera lol

    bjs**

    ResponderEliminar
  8. Olá!

    Já li e reli este livro, não sei bem porquê, mas é o livro de Nicholas Sparks de que mais gostei até agora e já li uns quantos!

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Ola

    Este também é um dos meus livros preferidos do Nicholas, mas ainda não li todos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. é um livro espectacular, eu ja li, reli, e voltei a ler! Nunca me canso é um livro muito bom

    ResponderEliminar
  11. Estou lendo esse livro e estou adorando...Nicholas Sparks e o melhor...Amo todos os livros dele que ja li...quem ainda nao leu "o melhor de mim" super reconmendo...vcs vao adorar...

    ResponderEliminar
  12. Amo todos deste autor, mas o meu preferido é "O Guardião", lindo, profundo e surpreendente.

    ResponderEliminar