quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

"Eclipse"

Livro
Eclipse
Luz e Escuridão
de Stephenie Meyer
Páginas: 512
Editora: Edições Gailivro
Colecção: Mil e Um Mundos

Sinopse:
No silêncio mortífero que se gerou, todos os detalhes começaram a fazer sentido, como se tivesse sofrido um afluxo súbito de compreensão. Alguma coisa que Edward não queria que eu soubesse. Alguma coisa que Jacob não me teria ocultado. Alguma coisa que fazia com que os Cullen e os lobos andassem a vigiar a floresta, movimentando-se perigosamente perto uns dos outros.

Alguma coisa que eu estava à espera há muito tempo. Alguma coisa que sabia que ia acontecer novamente, por muito que desejasse que não acontecesse. Isto nunca vai acabar, pois não?

-Bella?
A voz suave de Edward surgiu por trás de mim. Virei-me para o ver subir agilmente os degraus do alpendre, com o cabelo despenteado por ter andado a correr. Puxou-me imediatamente para os seus braços, como tinha feito no parque de estacionamento e beijou-me.
Aquele beijo assustou-me. Havia nele demasiada tensão, uma intensidade forte demais na maneira como os seus lábios esmagavam os meus – como se ele tivesse medo de que o tempo que tínhamos para estar juntos fosse limitado.

À medida que a cidade de Seattle é devastada por uma série de misteriosas mortes e uma vampira maliciosa continua com os seus planos de vingança, Bella encontra-se mais uma vez rodeada pelo perigo. No meio de tudo isto Vê-se forçada a escolher entre o seu amor por Edward e a amizade com Jacob – sabendo que a sua decisão tem o poder de reacender a luta intemporal entre vampiros e lobisomens. Com o fim da escola a aproximar-se velozmente, Bella tem mais uma decisão para tomar: a vida ou a morte. Mas qual é qual?
Os leitores já cativados por Crepúsculo e Lua Nova vão devorar avidamente Eclipse, o muito aguardado terceiro volume desta fascinante saga.

Opinião:
Em eclipse, a autora reúne os três vértices de um triângulo amoroso deixando que Bella se decida entre os dois amores (Edward ou Jacob).
São páginas e páginas onde Edward e Jacob demonstram o seu amor pela jovem, demonstrações que culminam com um beijo forçado de Jacob e uma ameaça de Edward (uma passagem que é fantástica), Bella praticamente se vê como um troféu enquanto os dois rapazes disputam entre si. Ambos sabem o que querem, no entanto o mesmo não acontece com a personagem principal que fica dividida entre o amor da sua vida e o amor de Jacob. Bella que anteriormente estava decidida a se tornar numa vampira, começa a pensar, chega mesmo a imaginar uma vida totalmente diferente ao lado de Jacob.

Um livro que além de proporcionar capítulos engraçados e divertidos com a disputa do vampiro e do lobisomem pela mortal, ainda nos revela informações surpreendentes sobre o passado de Rosalie e Jasper.
Mas o mais importante é a luta contra Victoria, que finalmente encontra uma forma de apanhar Bella, para vingar a morte do seu companheiro James e o resultado é uma verdadeira guerra entre a alcatéia de Jacob, a família de Edward e o exército vampiresco de Victoria.

Leitura:
Comecei em 05/02/2013 e acabei em 08/02/2013
Pontuação: 5/7 Muito Bom +

Autora
Após o sucesso de Crepúsculo (2005), Meyer expandiu a história em uma série com mais três livros, criando New Moon (Lua Nova/2006), Eclipse (Eclipse/2007), e Breaking Dawn (Amanhecer/2008). Na sua primeira semana após a publicação, a primeira sequência, Lua Nova, estreou em 5º lugar no New York Times Best Seller List for Children's Books e, em sua segunda semana subiu para a 1ª posição, onde permaneceu durante as próximas onze semanas. No total, o segundo livro esteve mais de 50 semanas no New York Times.
Após o lançamento do Eclipse, o terceiro livro da saga de "Twilight", este esteve 143 semanas no New York Times Best Seller list.

Filme

As personagens dos romances de Stephenie Meyer voltaram para aquele que é considerado por muitos a melhor adaptação dos livros ao grande ecrã, com praticamente todos os actores de volta aos seus papéis e um novo realizador, David Slade, que sucede a Chris Weitz, após “Lua Nova”.

É certo que “Lua Nova” foi um filme difícil para quem não é um fã da saga e mesmo alguns fãs de Twilight confessaram ter ficado desapontados com o filme. Mas “Eclipse” é outra história. Slade tentou tornar o filme mais negro e inteligente, mas também tinha uma história melhor para contar. Em “Eclipse” Bella (Kristen Stewart) vai finalmente decidir se quer ficar com o vampiro Edward (Robert Pattinson) ou com o lobisomem Jacob (Taylor Lautner), enquanto os dois rivais - e os respectivos clãs – têm que trabalhar juntos para impedir a reunião de um exército de vampiros controlado pela vingativa Victoria (Bryce Dallas Howard), cujo único objectivo é destruir a rapariga que ambos amam.
 imagens do filme
“Eclipse” é mais divertido que os dois filmes anteriores. Edward comenta a tendência de Jacob em andar de tronco nu, mas Jacob responde-lhe mais tarde com uma das melhores deixas do filme (na “cena da tenda”). Mesmo assim este filme mantém a seriedade dos anteriores.

A “cena da tenda” onde Jacob deve manter uma Bella enregelada quente com o seu calor corporal enquanto Edward se senta ao lado deles teve que ser filmada duas vezes. A ironia, é que os três actores estavam apertados dentro da pequena tenda – o que fez com que estivesse muito calor durante a filmagem da cena, embora fosse suposto acontecer no meio de uma tempestade de neve no cimo da montanha de Washington. Pode ter sido inconfortável, mas é também uma das melhores cenas do filme.



A principal vilã, a Victoria de cabelo flamejante, parece um pouco diferente desta vez. A actriz Rachelle Lefevre, que interpretou o papel nos dois primeiros filmes, não pôde continuar a representar a sua personagem devido a conflitos de agenda. Por isso agora Victoria é interpretada por Bryce Dallas Howard, que tinha sido inicialmente considerada para o papel em “Crepúsculo”. Mas apesar de a filha do realizador Ron Howard ser naturalmente ruiva, usa uma peruca em “Eclipse”.


Opinião:“Eclipse” é dos três filmes já lançados o que tem mais acção e talvez mais humor. Se não é um fã da saga, este pode ser o filme que mais o surpreenda pela positiva.

4 comentários:

  1. É explêndido ver um blog passar tanta emoção ao leitor. Adorei! Muito mais sucesso!
    Venho fazer um convite a ti: Somos os educadores multiplicadores e compartilhamos amizades e experiências.
    Ficaremos felizes com a sua visita!
    Acesse:http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/
    Abraços, Edna Ribeiro

    ResponderEliminar
  2. Olá, já li todos da saga e gostei bastante, mas só assisti o primeiro filme! Parabéns pela resenha!
    Abraços

    http://sonhandocomlivros.com

    ResponderEliminar
  3. Oi adorei seu blog...vim aqui porque estava a procura de um livro.
    e acabei conhecendo seu blog maravilhoso amo livros!
    Sou sua mais nova seguidora bjs Gui.

    ResponderEliminar
  4. Eu ja li todos os livros da saga e no inicio tbm achei interessante.. mas depois de um tempo passei a achar que o unico que se salva é o primeiro livro, os demais são razoáveis,... olhei todos os filmes tbm... e o primeiro e segundo são bonzinho até, mas mesmo assim acho que não tinha necessidade de ter virado filme. Mas que bom que vc gostou ^^

    ResponderEliminar