quinta-feira, 14 de junho de 2012

"Mentes Brilhantes, Mentes Treinadas"

Mentes Brilhantes, Mentes Treinadas
de Augusto Cury
Desvendando o fascinante mundo da mente humana.
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 112
Editor: Livros d'Hoje

Sinopse:
Neste livro inédito, Augusto Cury partilha com os leitores as suas reflexões sobre o fascinante mundo da mente humana.
Somos a única espécie, de entre milhões na natureza, que pensa, tem consciência de si mesma e escreve a sua história. Um privilégio indescritível. Mas será que temos andado a escrever uma história que nos liberta ou que nos aprisiona? Muitos vivem em sociedades livres, mas são escravos das suas emoções. Não treinam a sua psique para construir um amor inteligente e uma mente brilhante e, por isso, desenvolvem transtornos psíquicos que os controlam e que asfixiam os outros.
Todos nós queremos uma mente saudável, regada ao prazer, livre, segura, flexível, criativa, mas com frequência deixamos a nossa mente irresponsavelmente solta, sem cuidado e resguardo. Mentes tímidas, agitadas, ansiosas, imaturas, pessimistas, amedrontadas, flutuantes e depressivas são consequência dessa falta de gestão e protecção.

Mentes Brilhantes, Mentes Treinadas aborda estes temas com base na Teoria da Inteligência Multifocal, que o autor tem vindo a desenvolver ao longo de mais de 25 anos.

Autor:
Augusto Cury é psiquiatra, psicoterapeuta, escritor e cientista. Desenvolve em Espanha pesquisa em Ciência da Educação e, após a construção da teoria de Inteligência Multifocal, continua a desenvolver estudos sobre as dinâmicas da emoção e da construção dos pensamentos. Dirige a Academia da Inteligência no Brasil, um instituto de formação para psicólogos, educadores e outros profissionais, e actualmente os seus livros são usados em pesquisas de pós-graduação nas mais diversas áreas das Ciências Humanas.
À sua actividade, alia ainda a participação em congressos e conferências em diversos pontos do mundo, onde os seus livros estão publicados.

Opinião:
"A mente humana tem habilidades incríveis", diz o autor, logo na dedicatória do livro.

Em cinco capítulos magistrais, leva-nos a desvendar o complexo universo da mente; coloca-nos frente a frente com o amor inteligente, ao mesmo tempo que mostra o despreparo da nossa mente, frente a situações do quotidiano, porém, em contrapartida oferece-nos ferramentas para que fatores adversos possam ser revertidos, ao ponto de nos tornarmos criativos e participantes na sociedade.

"Sem riscos, os poetas não escreveriam poesias, as crianças não seriam criativas, os cientistas não seriam inventivos, os empresários não seria empreendedores, os amantes não partiriam para o terreno inóspito da conquista..."

Finalmente, compara a existência humana como um complexo texto, de pouca valia para aquele que não sabe interpretar, nem tão pouco ler.

Uma verdadeira sessão de terapia. Momentos de puro encontram com o mais profundo do nosso eu.


Classificação: 5/7 Muito Bom

Sem comentários:

Enviar um comentário