segunda-feira, 15 de agosto de 2011

"A Árvore dos Segredos"


A Árvore dos Segredos
de Sarah Addison Allen
Quando descobrimos o poder duradouro da amizade e do amor

Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 280
Editor: Quinta Essência

Sinopse
Sarah Addison Allen dá-nos as boas-vindas a uma nova povoação: Walls of Water, na Carolina do Norte, onde os segredos são mais espessos do que o nevoeiro das famosas quedas-d’água da cidade, e as superstições são, de facto, reais. Willa Jackson vem de uma antiga família que ficou arruinada gerações antes. A mansão Blue Ridge Madam, construída pelo bisavô de Willa durante a época área de Walls of Water, e outrora a mais grandiosa casa da cidade, foi durante anos um monumento solitário à infelicidade e ao escândalo.

E a própria Willa há muito se esforçou para construir uma vida para lá da sombra da família Jackson. Não é tarefa fácil numa cidade moldada por anos de tradição e com fronteiras bem demarcadas entre ricos e pobres. Mas Willa soube há pouco que uma antiga colega de escola – a elegante Paxton Osgood - da abastada família Osgood, restaurou a Blue Ridge Madam e a devolveu à sua antiga glória, tencionando transformá-la numa elegante pousada. Talvez, por fim, o passado possa ser deixado para trás enquanto algo novo e maravilhoso se ergue das suas cinzas.

Mas o que se ergue, afinal, é mais um segredo que gira à volta de algo encontrado sob o solitário pessegueiro da propriedade. Setenta e cinco anos antes, o carismático vendedor ambulante Tucker Devlin, exerceu os seus encantos sombrios em Walls of Water, e deixou a sua marca. Quem terá ele sido realmente? E por que motivo estão de repente a acontecer coisas estranhas em toda a cidade? Agora, unidas numa improvável amizade e por um enorme mistério, Willa e Paxton tem de confrontar as paixões perigosas e as trágicas traições que outrora uniram as suas famílias e descobrir a verdade acerca dos antepassados que transcenderam o tempo e desafiaram a sepultura para tocar os corações e as almas dos vivos.

A Árvore dos Segredos é uma história sobre o poder profundo e duradouro da amizade, do amor e da tradição, e um retrato dos laços inquebráveis que – nos bons e nos maus momentos, de uma geração para a seguinte – duram para sempre.

Imprenssa
«Allen habituou-nos a escrever bons romances; o seu último livro continua essa tendência... As interações, o diálogo e o ritmo mantêm o leitor intrigado e a virar as páginas até ao fim. Sendo um estudo sobre as relações das mulheres e os laços da amizade, do amor e da comunidade, esta é uma história que vale a pena levar para a cama e ficar a noite toda a ler.»
Romantic Times

«Allen demonstra mais uma vez neste delicioso livro a sua espantosa capacidade de unir de forma credível as fronteiras entre o mágico e o mundano.»
Booklist

«Apaixonei-me pela escrita de Sarah Addison Allen e pelo mundo que ela descreve.»
Luanne Rice

«Uma leitura verdadeiramente deliciosa.»
Sun News
Sarah Addison Allen é autora dos êxitos de venda O Jardim Encantado, O Quarto Mágico e O Feitiço da Lua. Nasceu e cresceu em Asheville, na Carolina do Norte. Os direito de O Jardim Encantado, a sua obra de estreia, foram cedidos para 15 países e só nos Estados Unidos venderam-se mais de meio milhão de exemplares. O livro foi distinguido com o prémio SIBA Novel of The Year, atribuído pela Associação de Livreiros Independentes do Sul ao melhor romance de 2008. Em Portugal, O Jardim Encantado foi igualmente um êxito, com mais de 10 mil livros vendidos. O Quarto Mágico foi eleito, em 2009, Romance Feminino do Ano, referente a 2008, pela revista Romantic Times.

Para mais informações visiteopinião sobre obras da autora: O jardim Encantado; O quarto mágico; O feitiço da lua
video
Opinião
Com “O Jardim Encantado” fui seduzida pela escrita de Sarah Addison Allen, seguiu-se “ O Quarto mágico” e “O Feitiço da Lua”, leituras que me envolveram, fascinaram e encantaram, sempre em ambientes mágicos, com cheiros e sabores deliciosos e recheados de personagens ternas, carinhosas e sensíveis.
“A Árvore dos Segredos” não podia fugir à regra. É um conjunto de magia, encantos com uma escrita maravilhosa, bonita, subtil, elegante, viciante e carinhosa, que nos consegue seduzir e cativar logo nas primeiras páginas e ao virar a ultima, sentimos uma grande lufada de ar fresco com cheirinho a pêssego. Só se descansa quando se chega ao fim, tal é a afinidade que a autora consegue criar com o leitor. Uma leitura sôfrega recheada de muito humor e muita reflexão.
Uma obra composta por personagens muito bem construídas, fortes num ambiente repleto de sensações que decorre numa pequena localidade de Walls of Water onde encontramos Willa Jackson (perfeita e pobre) e Paxton Osgood (rebelde e rica). A restauração da famosa casa Blue Ridge Madam e a realização de uma gala nessa mesma casa é o fio condutor para desenterrar, desenvolver e desvendar segredos e mistérios muito antigos. Segredos com cerca de 75 anos que vão alterar a vida de Willa e Paxton e de muitos outros habitantes.

Uma história que foca o amor e a paixão, mas onde o principal sentimento é sem dúvida a amizade, amizades antigas, novas amizades e principalmente a manutenção e o reforço de uma grande amizade para que não caia no esquecimento. Sarah relembra-nos que a vida é composta por pequeninhas coisas sendo a amizade algo muito importante na vida de todos nós. Um livro que contem uma mensagem especial, como todos os outros da autora.
Uma leitura sôfrega recheada de muito humor e muita reflexão, ideal para o verão, tal é a sua frescura e leveza.

Leitura realizada em Julho/2011
Classificação: 5/7 Muito Bom

3 comentários:

  1. Leitura programada para o mês de Setembro! :)

    ResponderEliminar
  2. É uma das minhas próximas leituras!

    ResponderEliminar
  3. gostei muito de ler este livro, acho que foi o meu preferido dessa autora :)

    www.atelierizzy.blogspot.com
    bijuteria -> com novidades

    ResponderEliminar