domingo, 17 de abril de 2011

"Onde Está o Branco em Ti? "


Onde Está o Branco em Ti?
de Ricardo Antunes
Um romance inspirador sobre o amor, a amizade e as escolhas que fazemos em cada momento da nossa vida.
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 176
Editor: Quinta Essência

O amor está vivo. Temos de o procurar enquanto vivemos. Uma estranha e súbita morte leva um grupo de amigos a procurar respostas que os façam encontrar um sentido para aquele inesperado acontecimento. Numa viagem em que se irão confrontar com o mundo, com os outros e finalmente consigo próprios, vão viver momentos de intensa alegria, cheios de risos e afectos, mas também momentos marcados pelas aparências, pelas lágrimas e pelas desilusões.

Gradualmente, aproximam-se do limite a que conduzem as suas opções. Nessa altura, dá-se o confronto entre o desejo de deixar tudo para trás e retomar os dias de sempre e a vontade de penetrar definitivamente no caminho que os levará às respostas que, afinal, sempre procuraram. Todas as histórias são a nossa e a nossa são todas as histórias.

Às vezes, um momento - um só momento - altera toda a nossa vida, irreversivelmente, e para sempre. E se depois nos fosse dada a oportunidade de recomeçar tudo? Se tivéssemos a sorte de perceber que a estrada que nos conduz à felicidade começa com um primeiro passo e que este só pode ser dado por nós mesmos?

Que tudo aquilo que não fazemos por medo é o fruto de pensarmos que temos alguma coisa a perder? Que cada dia é um momento especial para ser celebrado e, cada gesto, um movimento irrepetível? Que o Amor é a única coisa real nesta vida e que tudo o resto é uma ilusão? Que o Amor está Vivo? Que temos de procurá-lo enquanto ainda vivemos? Enquanto ainda o podemos procurar. Se, finalmente e, por uma última vez, tivéssemos a hipótese de nos encontrar, frente a frente, com a vida que sempre desejámos ter?

Onde Está o Branco em Ti? é uma história simples sobre a vida. A vida verdadeira, real e inevitável de todos os dias.

Ricardo Antunes nasceu em 1978 e desde então vive em Sintra. Licenciou-se em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE. Gosta de ler, escrever, rir, passear, cozinhar, pensar, acampar e estar com os amigos. Já plantou uma árvore e já escreveu um livro. O resto chegará a seu tempo. Acredita que a vida é uma oportunidade única para fazer qualquer coisa de útil e não pretende desperdiçá-la. Considera-se uma pessoa feliz e olha a sua vida como uma sucessão de escolhas e acontecimentos maravilhosos que o conduziram até aquilo que é hoje. Como o personagem principal do seu livro diz: (...) a vida é uma questão de escolhas.

Estamos aqui porque escolhemos, porque decidimos estar aqui. Ninguém nos diga que é impossível ou que devia ter sido feito de outra forma. Fizemos as opções que entendemos tendo em conta aquilo em que acreditávamos. E é assim que vivemos todos. Em busca de algo que não sabemos explicar e a que podemos chamar felicidade, amor, perfeição ou outra coisa qualquer. (...) Deseja que todos possam encontrar o que procuram e ser verdadeiramente felizes.

Opinião
Quando iniciei a leitura deste livro, nada me fazia prever que o ia devorar avidamente e com tanto entusiasmo. Amei, adorei desde a primeira linha até à última letra. Com descrições fabulosas e intensas, em vários momentos cruciais da história, somos transportados através de sentimentos de amor e de dor…
Classificação: 5/7 Muito Bom

Sem comentários:

Enviar um comentário