terça-feira, 23 de março de 2010

"Testemunho"

Testemunho
de Anita Shreve
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 288
Editor: Porto Editora
Idioma: Português

Sinopse:
Uma pequena cassete de vídeo chega às mãos do director da conceituada Academia de Avery - uma catástrofe de proporções que ninguém será capaz de prever. Mais chocante do que os actos sexuais nela gravados é o facto de terem sido protagonizados por três rapazes com idades compreendidas entre os dezoito e os dezanove anos e uma rapariga de apenas catorze.
Qual caixa de Pandora, a gravação desencadeia uma tempestade de vergonha e recriminação que se abate sobre a pequena comunidade, revelando uma intrincada teia de segredos e mentiras. Homens e mulheres, adolescentes e adultos envolvidos no escândalo tentam decifrar os acontecimentos daquela noite e os seus efeitos. Mike Bordwin, o director, quer a todo o custo conter o escândalo e salvaguardar a reputação da escola; Silas Quinney, um popular aluno, sofre as consequências dos seus actos, enquanto Anna, a mãe, enfrenta as suas próprias faltas; e Sienna, uma jovem enigmática e perturbada, não olha a meios para esconder o seu passado.
As imagens reveladas suscitam mais perguntas do que respostas. Como foi possível tal comportamento no seio de um ambiente tão selecto? Quem é culpado e quem é inocente? Podem as consequências de um acto imprudente ser travadas ou o futuro de todos os envolvidos será irremediavelmente destruído?

À medida que o coro de vozes se levanta, revela-se a surpreendente verdade sobre os acontecimentos daquela noite, e as vidas de todos os envolvidos serão transformadas para sempre.

Páginas do Livro

Autora:
Natural do Massachusetts, onde ainda hoje reside, Anita Shreve graduou-se na Tufts University, foi professora e acabou por enveredar pelo jornalismo após uma das suas histórias ter ganho o O. Henry Prize, em 1975, escrevendo então artigos para revistas como a Quest, Us e Newsweek. Mais tarde, publicou dois livros de não-ficção a partir de artigos publicados na The New York Times Magazine. Em 1989 abandonou o jornalismo e dedicou-se apenas à literatura, alcançando um grande sucesso internacional – as suas obras venderam já mais de 7 milhões de exemplares em todo o mundo. Em 1998, recebeu o PEN/L.L. Winship Award e The New England Book Award para ficção.

Opinião:
Um livro que me prendeu completamente...
Anita Shreve é uma das minhas autoras preferidas e já tinha saudades de ler uma obra sua. O meu livro de eleição continua a ser, sem sobra de dúvida, "A Praia do Destino", mas o "Testemunho" também vai ficar registado pela positiva.
Acredito que este livro vai sensibilizar em especial os leitores que tem filhos adolescentes, pelo tema e por todas as questões que são abordadas e relatadas ao longo do livro.
O Livro é composto por relatos, cada capitulo é destinado ao relato de uma pessoa que directa ou indirectamente, esteve envolvida no escândalo.
Muitas vezes nem temos noção que um acto desta natureza, pode alterar por completo a vida quotidiana de uma cidade, de uma escola e de todos os envolvidos.

booktrailer do livro
video

Obras da autora e a minha opinião:
Luz de Neve
A Praia do Destino - Um dos meus livros preferidos
Casamento em Dezembro
Casa na Praia
Tudo o que ele sempre quis

Leitura terminada a 23/03/2010
Classificação: 5/7 Muito Bom

quarta-feira, 3 de março de 2010

"Um beijo na Escuridão"

Um Beijo na Escuridão
de Linda Howard
Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 256
Editor: Saída de Emergência

Sinopse:
É um trabalho mortal. Eficiente, profissional, e sem remorsos, Lily Mansfield é uma assassina contratada que trabalha como agente da CIA. Os alvos dela são os poderosos e os corruptos. Os que estão acima da lei. Agora, depois de dezanove anos no activo, Lily foi atraída para um perigoso jogo: procurar vingança pela morte dos que lhe eram próximos. Com cada movimentação mais genial que a anterior, ela está a comprometer os seus superiores, atraindo atenções indesejadas e colocando em risco a sua própria vida. Lily sente-se invencível, mas mesmo ela pode ser eliminada se cometer o mais pequeno erro. Se tiver que ser, assim seja, Lily não pretende morrer sem dar luta. Lucas Swain, um agente da CIA, tem ordens simples: trazê-la viva ou morta. No entanto, também ele é atraído para o jogo de Lily, e dança na corda bamba, tentando evitar um incidente internacional enquanto luta contra um obstinado inimigo que lhes segue cada passo. Fascinado pela extrema inteligência de cada movimento dela, conseguirá Lucas terminar a sua missão?
Lily vai descobrir o quão letal é o seu caminho... e o quanto a lealdade tem um preço.

Páginas do Livro

LINDA S. HOWARD nasceu a 3 de Agosto de 1950, em Gadsden, Alabama nos EUA. Seja a ler ou a escrever, os livros sempre representaram um papel muito importante na sua vida. É membro original da RWA (Romance Writers of América) fundada em 1981.
Com uma carreira que dura há já 20 anos conta com muitos prémios como B. Dalton Bestseller Award e o Romantic Times Magazine Reviewers; críticas honrosas dos profissionais e seus pares; e mais 10 milhões de cópias impressas dos seus 25 títulos publicados.

Livros publicados em Portugal:
Um beijo na Escuridão - lido
Nunca te Perdi - lido
Íntimo e Perigoso - na estante

Opinião:
Para mim este livro marca pela positiva, devido à construção das personagens e às suas histórias de vida. Linda Howard consegue que o leitor tenha uma empatia especial por uma assassina, que neste livro é precisamente a personagem principal. Lily, com o seu sentido de justiça, vinga-se ou melhor mata por conta própria, em honra dos seus amigos e de Zita ( uma criança de 13 anos que era como filha para ela).

Lily trabalhava para o governo americano há vários anos, onde lhe era pedido para matar quem realmente merecesse tal destino. Após a morte dos amigos e de Zita, investe todas as suas poupanças na elaboração de um plano de vingança, para vingar a morte de quem lhe era mais querido na vida. Após liquidar um dos principais responsáveis é perseguida por toda a parte por Rodrigo Nevia e por Lucas Swain, um agente da CIA que é contratado para a encontrar morta ou viva.

No meio de tantas histórias de assassinatos, também temos o romance... Lily, após seis anos, vai reencontrar-se emocionalmente e viver uma linda história de amor. Resta-nos saber qual o destino de Lily: Consegue completar a sua vingança? Será apanhada e "liquidada"? O seu Amor terá futuro?

Nota: A determinado momento na história é-nos apresentado e descrito um laboratório onde se estudam vacinas para combater a gripe aviaria. Uma gripe que os próprios responsáveis pela descoberta da vacina, esperam vir a propagar pelos humanos, para logo de seguida apresentarem a cura (a vacina) e desta forma obterem lucros incalculáveis. Um assunto que me fez reflectir imenso.

Leitura terminada a 02/03/2010
Classificação: 4/7 Bom