quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

"Uma Promessa para toda a vida"

Uma Promessa Para Toda a Vida
de Nicholas Sparks
Edição/reimpressão: 2001
Páginas: 328
Editor: Editorial Presença
Colecção: Grandes Narrativas

Sinopse:
Nos traços delicados do rosto do filho, Miles Ryan reconhecia, dilacerado pela saudade, a mesma beleza subtil e cativante de Missy, a única mulher que alguma vez amou. Não voltaria a senti-la movimentando-se pela casa, brincando com Jonah, nem voltaria a ouvir o seu riso inocente, quase infantil, a sua voz cheia, sensual. Alguém lhe roubara, irremediavelmente, a melhor parte da sua vida, de si próprio. Tinha empenhado todos os seus conhecimentos enquanto ajudante de xerife para desvendar o caso. Acidente ou homicídio? Quem o havia cometido? Porquê? Dois anos depois, a revolta não se tinha apaziguado. Mas, quando conhece Sarah Andrews, a professora do filho, Milles compreende, com naturalidade, que não morreu dentro de si a capacidade de amar, de estar de novo apaixonado por uma mulher e pela vida. Uma história de amor e de perdão que é também um hino à esperança e ao inesgotável potencial do ser humano para a reconstrução e a força de viver.

Autor:
Nicholas Sparks nasceu em 1965 em Omaha, Nebraska. Cresceu em Fair Oaks na Califórnia e vive actualmente na Carolina do Norte com a família. Considerado o golden boy da ficção comercial americana é um autor consagrado internacionalmente pelo público.

Páginas do Livro

Excerto:
(...)"Apesar de trazer flores, não faz ideia nenhuma de quem ela era pois não?
A pergunta foi feita com voz calma. Se a conhecesse, trazia tulipas. Seriam as flores que desejaria ter aqui. Eram as suas favoritas. Amarelas, vermelhas, cor-de-rosa; gostava de todas. Plantava um canteiro de tulipas em cada Primavera. Sabia disso?(...)

(...)-Sabia que Missy costumava preocupar-se com os pés de galinha à volta dos olhos? Que o seu pequeno almoço favorito eram tostas? Que sempre desejaria possuir um Mustang dos antigos, descapotável? ou que, quando se ria, eu fazia um esforço enorme para não a agarrar? Sabia que ela foi a primeira mulher que amei? (...)

(...) De tudo isso restam-me as recordações. E nunca haverá mais nada a não ser as recordações. Você tirou-me tudo o restante e tirou-o também ao Jonah. Sabia que o Jonah tem pesadelos desde que a mãe morreu? Que durante os sonhos continua a gritar pela mãe? Que tenho de lhe pegar e ficar com ele durante horas até se acalmar? Sabe o que sinto nessas ocasiões?(...)

(...) Passei dois anos à procura do homem que arruinou a minha vida. A vida do Jonah. Perdi dois anos porque não conseguia pensar em mais nada.
Olhou para o chão e abanou a cabeça.
Queria encontrar a pessoa que a matou. Queria que essa pessoa soubesse tudo o que me tinha roubado naquela noite. E quis que o homem que matou Missy fosse punido pelo mal que fez. Não pode fazer ideia de como fui consumido por estes pensamentos. Parte de mim ainda quer mata-lo. Fazer à sua família o mesmo que fez à minha. E, neste momento, estou a olhar para o homem que o fez.
Esse homem está a colocar as flores erradas na sepultura da minha mulher.(...)

(...)- Você matou a minha mulher - continuo Milles.
- Nunca lher perdoarei e nunca me vou esquece. Quer que se recorde disso sempre, tirou-me a pessoa que eu mais amava no mundo, tirou-me a mãe do meu filho e tirou-me dois anos de vida." (...)
Páginas 313 e 314

Opinião:
A vida de Milles poderia ter acabado no dia em que mataram a sua esposa, num acidente de viação. Missy, foi o seu primeiro e último amor, namorada de liceu, esposa e mãe de Jonah, seu único filho, tinha sido morta e o seu assassino fugido do local do crime. Como marido saudoso e homem apaixonado que é, chora a morte da mulher amada.
Sarah é professora primária, em fuga de um divórcio problemático. Pensou encontrar na pacífica cidade de New Bern uma oportunidade para o início de uma nova vida. Foram as suas próprias feridas, que a tornaram sensível à mágoa e dor que logo notou nos tristes olhos de Jonah, seu aluno, e depois nos do seu Pai. Sentindo que esta poderia ser a última chance de viverem e de serem felizes, Sarah e Milles procuram começar de novo.
E pela primeira vez em anos irão novamente rir e amar. Mas Milles terá que superar o drama de ter perdido a mulher que amava e Sarah terá que revelar um segredo que os une, mas que poderá separa-los para sempre.

Uma Promessa Para Toda a Vida, além de ser uma simples história de amor, é no fundo uma poderosa mensagem sobre o ser humano, sobre os erros cometidos e suas virtudes: perdão, tolerância e amor, valores esquecidos nos dias de hoje.

Leitura terminada a 22/01/2010
Classificação: 4/7 - Bom

7 comentários:

  1. Ei Marta,
    Esta história parece ser realmente muito linda, adorei.
    Gostei do template novo :)

    bjo

    ResponderEliminar
  2. Se eu pudesse comprava todos os livros do Nicholas Spark, ele é um escritor. Essa história cativou-me faz já algum tempo mas nunca o comprei.

    ResponderEliminar
  3. Olá Marta !

    Tens um selo para ti no meu cantinho :)

    ResponderEliminar
  4. Marta, parei apenas para dizer que adoro esta nova casa. E que qualquer dia também paro para finalmente experimentar Nicholas.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Anónimo20.10.10

    Olá, é a primeria vez que venho no seu blog, mas achei muito interessante. Estou a procura do livro Uma Promessa para toda a Vida, mas não consigo completo. Tem como você colocar para baixar??? Adoro os livros de Nicholas Sparks. Beijos e obrigada!!!

    ResponderEliminar
  6. Oi!
    Uma pena que ainda não temos este livro aqui no Brasil =S
    Espero que alguma editora publique, pois amo Nicholas <3

    Um beijo!

    ResponderEliminar
  7. Ola Marta,
    tenho uma apresentaçao oral sobre esse livro amanha e nao consegui le-lo ate ao fim ..
    Se ja leu poderia me fazer um resumo da historia para que eu possa conta-la ate ao fim?

    ResponderEliminar