segunda-feira, 6 de julho de 2009

"Uma criança em perigo"

“Uma Criança em Perigo” de Torey Hayden
Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 236
Editor: Editorial Presença

Sinopse:
Sequiosa de espaços amplos, longe da vida agitada dos grandes centros urbanos, Torey Hayden aceitou um lugar como professora de ensino especial em Pecking, uma pequena cidade americana. Nesta sua nova experiência com crianças marcadas por problemas comportamentais, Torey vai encontrar Jadie, uma menina de oito anos que sofre de uma perturbação designada por mutismo electivo e se comporta como se fechada num mundo de sombras. Mas Torey, investigadora com profundo conhecimento a que alia inesgotáveis reservas de criatividade e uma rara capacidade de doação, não desiste de ajudar a criança. No entanto, nada na sua experiência anterior a tinha preparado para o pesadelo que aquela criança lhe vai desvendando à medida que ganha confiança na única pessoa que a faz sentir-se segura. Torey precisará de muita dedicação e coragem para libertar Jadie das vontades malévolas que lhe roubaram a infância.

Autora:
Nasceu a 21 de Maio 1951, em Livingston, Montana, nos Estados Unidos. Possui uma formação académica multifacetada, mas foi a educação especial que despertou nela uma verdadeira paixão, a par da escrita, outra actividade que a fascina desde a infância. A sua experiencia como educadora e terapeuta inspirou-a a escrever uma série de livros que se revelaram grandes bestsellers.

Obras da autora:
A Força dos Afectos
Filhos do Abandono - Adquirido
Uma criança em Perigo - Lido
Os Filhos do Afecto
A Menina que nunca chorava - Lido
A Criança que não queria falar - Lido

Resumo:
Torey trabalhava na cidade há 3 anos, numa clínica como directora de investigação e terapeuta. Entretanto, decidiu mudar de emprego e aceitou o lugar de educadora de crianças com distúrbios comportamentais, em Pecking.

A turma era constituída por 4 alunos, mas foi uma menina que lhe despertou a atenção. Jadie tinha 8 anos e julgava-se e comportava-se como um fantasma: não falava, não ria e não chorava; ela sofria de mutismo electivo, ou seja, recusava-se a falar com estranhos, vivia dobrada sobre si própria, num mundo à parte.

Torey sabia que tinha de por Jadie a falar o mais rápido possível e conseguiu.
A evolução do caso de Jadie foi muito lenta, mas Torey nunca desistiu. Entretanto, Jadie começou a aparecer na escola depois das aulas e falava dos seus problemas.
A pouco e pouco, foi confessando os abusos sexuais a que era sujeita, mas sem conseguir identificar os agressores. Torey foi começando a desesperar, pois nenhuma das suas experiências anteriores a tinha preparado para este caso.

Após muito ponderar, Torey apresentou queixa na polícia e Jadie e as irmãs (Amber e Sapphire) foram retiradas aos pais e colocadas numa família de acolhimento.
Uma história que nos fala do ocultismo e do satanismo.
Foi uma leitura muito lenta, talvez por culpa da altura em que o li… mas, gostei e recomendo.

Excerto:
“Numa situação de crise, mantenho sempre a calma. Por mais assustada e em pânico que possa sentir-me, actuo sem ligar às emoções, como se estivesse anestesiada por dentro”
Pág. 161
(Gostava de poder fazer a mesma observação!)

Leitura terminada a 03/07/2009

1 comentário:

  1. Anónimo9.7.09

    Já li "A força dos afectos" e gostei bastante.
    Boas leituras

    ResponderEliminar