segunda-feira, 4 de maio de 2009

"O meu triste segredo"

A Albatroz (chancela do Grupo Porto Editora) publicou, a 16 de Abril, “O meu triste segredo”, a história verídica da autora Jenny Tomlin, que, juntamente com os irmãos, sobreviveu a terríveis abusos.


Autora:

Jenny Tomlin passou a sua infância na parte leste de Londres e foi vítima de violência por parte do pai durante anos. Hoje em dia é mãe de dois filhos e mora em França. Escreveu este livro a denunciar os maus-tratos perpetrados pelo pai.


Sinopse:

Este é o relato comovente de Jenny, Kim e Lawrence, três irmãos marcados por uma infância de miséria e terror. Sem qualquer gesto de carinho ou conforto, as crianças tentavam cuidar e proteger-se umas às outras da forma que sabiam. Só a força do amor e da união entre Jenny e os irmãos permitiu que esta fosse uma história de triunfo e esperança.


"Esta mulher é uma inspiração e é uma honra tê-la como mãe."Martine McCutcheon (actriz no filme Love Actually, onde contracenou com Hugh Grant).


Excerto do livro:

“Tendo em conta o modo como o Papá a tratava, era mais prudente para ela optar por ele e não por nós. Sentia-me profundamente decepcionada. Desta vez, precisa que a Mamã nos socorresse mais do que nunca. Quando ela não foi capaz disso, senti que tinha deixado de a amar. Embora ainda tivesse pena dela, uma parte de mim começou a desprezá-la por continuar a aturá-lo e a tolerar que ele nos magoasse a sério. Acima de tudo, sabia que nunca mais lhe pediria ajuda. Estava por minha conta.”


A minha opinião:

Não sou uma leitora de biografias. Não porque não goste, gosto de ler de vez em quando, mas não costumo comprar livros biográficos, sou uma pessoa mais de romances!

Contudo, há um ou outro livro que nos impressionam. Este foi um deles.

É uma história chocante, um relato vivido na primeira pessoa. Infelizmente este tipo de histórias repete-se a toda a hora e não há forma de terminarem.


Embora tenha adorado ler o livro, tenho de confessar que a partir de certa altura torna-se demasiado banal. Tem uma carga bastante tocante no que diz respeito aos abusos, mas mais tarde, devido ao rumo que a vida de Jenny leva, passamos a ver a história com outros olhos. Talvez seja o facto de se tornar adolescente (a partir daí a sua vida muda bastante), mas há que ter em atenção que esta é a história de uma pessoa normal que perdeu a sua infância. Isso é desastroso, mesmo que o resto da sua vida seja feliz.


Aconselho! Muito, muito fácil de ler; uma história que nos toca rapidamente. Um livro que talvez vos emocione, de tal modo que poderão olhar para a vida de uma maneira diferente. Lutem por vocês e sejam assim felizes.


Leitura terminada a 01/05/2009



2 comentários:

  1. fiquei apaixonada com o seu blogue! Muitos parabéns, gosto muito de visitar blogues dedicados à literatura, e tambem tenho um que gostaria que visitasse www.queirosiana.blogs.sapo.pt
    vou seguir o seu blogue com mta atenção!

    laura

    ResponderEliminar
  2. Nossa, a criancinha da capa tem olhos tão tristes! Parece que sofreu mesmo o que a autora sofreu.
    É muito triste que crianças tenham que passar por esse tipo de coisas...

    Valeu a dica do livro!

    Bjs,

    Livros de Bia

    ResponderEliminar