terça-feira, 5 de maio de 2009

Dicas que facilitam o hábito de leitura

· Em primeiro lugar, procure o prazer de ler: ainda que seja uma leitura densa, dolorosa e triste, há prazer em compartilhar esses sentimentos todos em comunhão artística com o autor e os outros leitores.


· Tenha sempre um livro consigo: sempre surge a oportunidade de avançar na leitura de um livro, seja na fila do banco, no autocarro ou em algum outro momento inesperado. Atenção: não se torne uma pessoa anti-social. Às vezes uma boa conversa pode ser melhor para passar o tempo.


· Tenha meios alternativos de leitura: a tecnologia fornece diversas alternativas para actualizar as leituras. Ler no ecrã do computador pode ser desconfortável, mas já existem formas de ler bons livros.


· Aperfeiçoe a sua leitura: de que adianta ler se você mal lembra da história um mês depois? Para ler um livro velho como se fosse novo? Bem, a ideia não é má e reler um bom livro sempre é bom.


· Saiba como guardar seus livros: a melhor maneira de conservar um livro é não o guardando, mas fazendo com que ele circule de mão em mão. O objectivo de um livro é conservar o conhecimento para que esse conhecimento se propague.

Guardá-lo numa estante para o resto da vida é o mesmo que queimá-lo.


· Tenha ao menos um desafio para cada ano: escolha uma grande obra que ainda não tenha lido e comprometa-se a lê-la.


· Separe um tempo durante o dia para ler.

Ler leva tempo e isso não deve mudar tão cedo. Cada vez mais as pessoas buscam prazeres rápidos e ficar de cinco a oito horas com um livro na mão se torna inconcebível. Mas acredite, os prazeres demorados são aqueles que mais valem a pena.

Guarde um tempo fixo do dia para essa actividade, organize-se, faça uma agenda. Não precisa ser de cinco a oito horas. Quem sabe dois tempos de quinze minutos por dia? Já está bom. Depois de um ano, eles farão toda a diferença.

Lembre-se: vale a pena, afinal é o seu prazer. Outro problema é que as pessoas não associam prazer à disciplina e reservar uns minutos para a leitura exige disciplina.


· Leia apenas o que lhe der prazer

Um dos maiores escritores que conheço - por livro, naturalmente - é Jorge Luís Borges. Qual a sua maior ambição? Ser um bom leitor. E não é pouca ambição.

Seu conselho? Leia o que lhe faz feliz. Se você começar a ler alguma coisa e aquilo não lhe arrebatar, sequer o atrair levemente, deixe de lado. Talvez não seja a hora de ler, talvez nunca seja. Não faz mal. Existe uma infinidade de livros bons que vão lhe fazer feliz.


· Prepare o terreno

Nem sempre podemos escolher ou preparar o local em que vamos ler, mas, se pudermos, ajuda muito. Quem sabe uma poltrona aconchegante, ou uma escrivaninha levemente inclinada para facilitar ou até mesmo a cama, embora muitos não a recomendem pois você pode associar a leitura ao sono ou a cama ao manter-se acordado e nenhuma das duas opções é boa. Prepare uma bebida.

Pode ser um café, um chá, um suco. Algo gostoso. Verifique se a temperatura está de acordo. Se preciso, abra ou feche uma janela. Arranje uma manta quentinha ou ponha uma pantufa ridícula, mas de que você gosta. Busque silêncio.

A ideia é preparar o ambiente, como em um ritual, de maneira a você ficar predisposto, antes mesmo de começar, aos momentos de prazer que viverá.

Outra coisa importante: preparar o ambiente para devotar sua atenção a essa actividade é uma questão de respeito.


· Leia junto com alguém

Se ler é algo maravilhoso, nada melhor que um prazer solitário deixar de ser solitário e passar a ser compartilhado com alguém. Compartilhar um livro é compartilhar vida. E compartilhar vida, bem… conheço poucas definições tão boas para amor. Se isso não fizer a leitura deixar de ser uma obrigação, não sei o que fará.


Boas Leituras!!!

6 comentários:

  1. adorei estas dicas!
    embora já pratique algumas delas, acho que a dica de partilhar livros é excelente, e concordo plenamente com "deixá-los na estante é o mesmo que queimá-los".

    Laura

    ResponderEliminar
  2. ADOREI, e fiquei a pensar... ando sempre com um livro comigo... mas andar por exemplo com livros XXL... nem sempre é fácil!

    ResponderEliminar
  3. Também ando sempre com um livro comigo... mas infelizmente não consigo perder o velho hábito de guardar os livros que mais gosto. Não dou, não troco, não vendo...

    Adorei as dicas!

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. ADOREI as tuas dicas!!!
    Eu aproveito qualquer fila de supermercado, qualquer paragem no trânsito para adiantar um pouco mais a minha leitura.
    E gosto muito de ler no meu quarto, deitada na minha cama.

    Boas leituras!!!

    Beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  5. Que legal!!! De tudo o que escreveu, só não leio junto com alguém. Mas, às vezes, quando o trecho do livro que estou lendo é muito bom, chamo quem estiver por perto e leio alto, para compartilhar com todo mundo!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  6. Realmente leitura é um hábito que precisa ser cultivado e precisa de um esforço inicial para vencer a inércia, mas depois de adquirido fica conosco para sempre. Obrigada pelas dicas!

    ResponderEliminar