segunda-feira, 13 de abril de 2009

"As Palavras que Nunca Te Direi"

As Palavras Que Nunca Te Direi
de Nicholas Sparks
Edição/reimpressão: 2004
Páginas: 304
Editor: Editorial Presença
Colecção: Grandes Narrativas

Sinopse
Poderá vê-lo também no cinema com as interpretações de Kevin Costner, Paul Newman e Robin Wright Penn. Do mesmo autor de O Diário da Nossa Paixão, um livro que é já um êxito comercial nos EUA e em muitos outros países. Uma poética mensagem de amor na origem de um encontro arrebatador entre um homem e uma mulher cujos afectos já há muito se encontravam adormecidos…
Resumo/Opinião
Quem é que hoje em dia não sonha em encontrar um amor que nos "aprisione" de uma maneira tão deslumbrante que nos deixara sem palavras. Eu encontrei isso tudo neste livro “As Palavras que Nunca Te Direi” de Nicholas Sparks.

Este livro é simplesmente excepcional, que aborda o tema da redescoberta do amor.

Num dia de férias, ao correr à beira-mar, Theresa Osborne encontra uma garrafa fechada com uma rolha, e lá dentro um papel enrolado e preso com um fio. Curiosa por saber o que continha o papel, fica surpresa ao constatar que se trata de uma carta de amor.

Enternecida com a intensidade das palavras escritas, decide investigar quem é o seu autor, sem conseguir deixar de pensar de como ele será. As suas únicas informações são, a data que a carta fora escrita, o nome (Garrett), algumas informações extras no conteúdo da própria carta, e que esta é dirigida para “Catherine”.

Como Theresa trabalha num jornal, a busca torna-se mais fácil, publicando a carta, sem mencionar os nomes, passando uns dias tem conhecimento de outras duas cartas, que acabam por lhe chegar ás mãos, acabando mesmo por descobrir quem é o autor de tão apaixonantes cartas.

Ele chama-se Garrett Blake e é um professor de mergulho, numa pequena localidade piscatória, no estado da Carolina do Norte.

Com estas informações, Theresa viaja até à dita localidade costeira, só com o intuito de ver quem é Garrett, sem sequer pensar em comentar com ele o motivo da sua presença.

Só que os seus planos não correm como ela planeara... inicialmente acabam por ter uma amizade, e algum tempo mais tarde acabam por se apaixonar, sem que Garrett alguma vez imagine que as suas mensagens que eram dirigidas à sua amada mulher que morrera, fossem alguma vez lidas, e muito menos, pela mulher que agora estava a seu lado e que começava a amar.

Mas Theresa sabe que alguma vez terá de contar a verdade, e que não será fácil para Garrett aceitar este facto, só que, antes de ela ter coragem para o fazer, ele mesmo descobre tudo...

O final, não compete a mim desvendá-lo, porque é aí que está a maior parte da sua essência. Posso dizer que é um livro que prova o imenso poder que o Amor tem, de como somos capazes de voltar a amar tão intensamente uma pessoa, mesmo quando pensamos que tudo está perdido, depois de perdermos alguém de que amamos mais do que tudo, e que podemos dar sempre uma segunda oportunidade ao nosso coração.

Aconselho mesmo do fundo do meu coração a leitura deste livro marcante, pois pode até nem vos marcar como me marcou a mim, mas de certeza que não será indiferente a ninguém...

Leitura terminada a 12/04/09

9 comentários:

  1. É o Kevin Costner na capa do livro?
    Se for, acho que já vi o filme que esse livro inspirou. Não me lembro muito bem, mas acho que o nome era Uma carta de amor, ou algo assim.

    Valeu a dica!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Chorei baba e ranho ao ler este livro...foi o 1º que li do Nickolas Sparks!
    E o filme não se fica atrás...
    Recomendo-o!!!

    ResponderEliminar
  3. Para ser sincera não gostei do livro. Achei-o Frustrante. Logo no momento em que o Garrett decide que ama a Theresa, morre. Morre por causa da ex-mulher que nunca o deixou (de maneira indirecta) entregar-se totalmente. Já sei que nos livros do Nic Sparks morre sempre alguém no final, mas esta foi uma morte mesmo. .. frustrante...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo8.11.10

    Adoro este livro... apesar do seu final inesperado que me deixou bastante triste. Penso que este romance tem uma grande mensagem por trás e recomendo-o vivamente!

    ResponderEliminar
  5. é um livro muito bonito
    vale a pena ler :)

    ResponderEliminar
  6. Um dos livros mais bonitos que já li : )

    ResponderEliminar
  7. O livro é fantástico!! É daqueles em que tenho que tapar a página seguinte com a minha mão, devido à ansiedade de saber o que acontece a seguir!!
    Embora tenha que dizer, não queiram ver o filme, não chegou aos calcanhares do livro, na minha opinião. Esta leitura é suficiente para adorar a história.

    ResponderEliminar
  8. Eu nao tenho palvras para descrever o livro, simplismente lindo

    ResponderEliminar
  9. Pode-me dizer que edição é a sua?
    Obg :)

    ResponderEliminar